
A Conmebol anulou o cartão vermelho aplicado a Gonzalo Plata na vitória do Flamengo, por 2 a 1, sobre o Estudiantes, pela ida das quartas de final da Libertadores. Com a decisão, comunicada oficialmente nesta sexta-feira (19), o atacante equatoriano está liberado para atuar no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), em La Plata.
Leia Também:
No documento enviado ao clube, a entidade confirmou que a expulsão foi revertida após análise da Comissão de Arbitragem e que Plata não cumprirá suspensão automática.
Na manhã desta sexta, a própria Conmebol já havia reconhecido erro do árbitro colombiano Andrés Rojas, responsável pela partida. Em vídeo com os áudios do VAR, a entidade admitiu que não havia motivo para a aplicação do segundo cartão amarelo, que resultou na expulsão do atacante aos 38 minutos do segundo tempo.
Antes da revisão, Plata havia sido suspenso preventivamente, e o Flamengo multado em US$ 500 (R$ 2,6 mil) por cada cartão amarelo recebido por Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique.
O Flamengo chegou a anunciar que recorreria da decisão e pediu providências à Conmebol quanto à arbitragem. A anulação do vermelho atendeu à solicitação do clube e garante a presença de Plata no duelo decisivo na Argentina.