O dia 29 de março realmente é um dia importante para a Bahia. Além de comemorar os 474 anos de aniversário de Salvador em 2023, a data também celebra os 63 anos da conquista que colocou o Esquadrão de Aço na história dos campeões brasileiros.
Em 1960, o Bahia vencia o Santos, base da Seleção Brasileira comandada pelo rei Pelé, no terceiro do três jogos da final da Taça Brasil de 1959.
Após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 2, com um gol de Biriba e dois de Alencar, na Vila Belmiro, em Santos, o Tricolor poderia ter levantado no dia 30 de dezembro, mas desperdiçou a chance ao perder o jogo da volta, na Arena Fonte Nova, por 2 a 0.
O terceiro jogo foi necessário justamente para o desempate. Como o Peixe tinha uma agenda para cumprir fora do país, a final ficou para março de 1960, em um campo neutro: o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com a ausência de Pelé, responsável por marcar nas duas primeiras partidas da final, mas que ficaria fora da finalíssima por causa de uma lesão, o Bahia levou o título ao vencer a partida por 3 a 1, com três gols, com Vicente, Léo Briglia e Alencar. O gol do Peixe foi marcado por Coutinho.