Uma das figuras religiosas mais conhecidas da atualidade, o Bispo Bruno Leonardo voltou à Salvador, sua cidade natal, no último domingo (5), para realizar um evento no Parque de Exposições. Batizado como ‘Visita do Profeta’, o culto ao ar livre atraiu uma multidão de pessoas. Porém, o que era para ser um dia de paz acabou virando uma grande tribulação que rende burburinhos até hoje.
Leia mais:
Vídeo: evento do Bispo Bruno Leonardo causa agonia na Estação Mussurunga
Bispo Bruno Leonardo anuncia show gratuito em Salvador
Apesar do evento ter ocorrido com tranquilidade, desconsiderando o engarrafamento na Avenida Luís Viana Filho e a ‘agonia’ na Estação Mussurunga, devido ao fluxo intenso de pessoas, as redes sociais foram tomadas por polêmicas envolvendo o bispo evangélico, desde uma fake news da sua morte, passando pela a internação do avô dele em um hospital público da capital baiana e até uma crítica contra o seu estilo de pregação.
O Portal MASSA! acompanhou a repercussão dessas polêmicas e conversou com o Bispo Bruno Leonardo e a esposa dele, Érica Rios, sobre toda a confusão que aconteceu após o evento.
Críticas contra teologia da prosperidade
Sucesso absoluto na internet, o Bispo Bruno Leonardo tem mais de 41 milhões de inscritos no YouTube e mais de 9 milhões de seguidores no Instagram. Ele ficou conhecido por compartilhar mensagens de fé e orações, com o lema “não é sobre religião, é sobre Deus”. O estilo de pregação dele acabou dividindo opiniões, especialmente de cristãos tradicionais.
A blogueira baiana Lismey Castro, que começou a trabalhar com a internet recentemente, opinou sobre o bispo. “Aqui em Salvador, o povo é alucinado pelo Bispo Bruno, o povo é louco pelo Bispo Bruno, eu nunca vi coisa igual! Gente, é impressionante. Quem não tem religião, 6h da manhã é Bispo Bruno, quem é do Candomblé, 6h da noite é Bispo Bruno, quem é católico, 12h é Bispo Bruno, ele é a Universal, todo mundo gosta dele”, disparou.
Segundo Lismey, o líder evangélico só tem popularidade por pregar sobre prosperidade. “Sabe por quê? Porque ele não fala de Jesus, ele não fala do Evangelho, de confrontamento de pecados. O negócio dele é ‘Deus vai te abençoar’, ‘há uma chave’, ‘há uma vitória’, ‘há uma benção’”.
Assista:
Ao Portal MASSA!, a assessoria do Bispo Bruno Leonardo afirmou que ele não gostaria de se pronunciar sobre as falas da blogueira.
Internação do avô do bispo
Outro ponto que caiu na boca do povo foi uma situação delicada envolvendo a saúde de um familiar do Bispo Bruno. Poucos dias antes do 'profeta' voltar para Salvador, o avô dele teve um problema de saúde e foi levado ao médico às pressas. O idoso ficou internado no Hospital do Subúrbio, uma unidade de saúde pública.
Esse fato causou estranhamento nas pessoas que tiveram conhecimento do ocorrido, afinal, o líder religioso costuma fazer doações milionárias para instituições e não custeou o tratamento do próprio familiar.
Ao MASSA!, Érica Rios explicou o motivo do atendimento ter ocorrido em uma unidade pública e elogiou o Hospital do Subúrbio: “Os filhos do avô do meu esposo deram os primeiros socorros em um hospital mais próximo, público, mas um hospital que teve toda estrutura para atendê-lo, ele já recebeu alta e está bem”.
“Ainda não havíamos chegado em Salvador, o avô dele mora com os filhos, só nos comunicaram depois, mas graças a Deus deu tudo certo e ele já recebeu alta”, completou ela.
Fake news sobre a morte do Bispo Bruno
Para completar o combo de bafafás, uma pessoa criou um vídeo anunciando a morte do Bispo Bruno Leonardo e publicou nas redes sociais. Em poucas horas, a fake news se espalhou e deixou várias ‘ovelhas queridas’ preocupadas com ele.
Confira o vídeo falso:
Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (8), o líder evangélico lamentou a “maldade” das pessoas em criarem essa mentira e agradeceu pelo carinho do público.
“Querendo ou não, a gente fica um pouco triste de ver a maldade do ser humano, depois de um evento tão bonito como nós fizemos, levantar uma notícia dessas, do meu falecimento. Também toca nas pessoas que me amam de verdade e você vê essas pessoas sofrendo”, declarou.
Veja o pronunciamento dele:
Por fim, ele deu a entender que esses acontecimentos foram motivados por forças espirituais. "A obra de Deus está sendo feita. Estou falando de Deus para todos que querem ouvir, e sei que o inimigo está revoltado, mas quem nos escolheu vai nos dar força para continuarmos. Orem por mim", concluiu.