28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Afrobaile - 22/11/2023, 18:23 - Acácia Vieira

Vão sacudir: Afrocidade convida Groove da Laje e Pivoman pra Afrobaile

Evento acontecerá no dia 1º de dezembro no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador

Com ingressos a R$ 1 (meia-entrada) e a R$ 2 (inteira), o Afrobaile é um evento realizado pela Isé com o apoio institucional da Saltur. A festa, que acontecerá no dia 1º de dezembro, a partir das 20h30, será no Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. As vendas se iniciaram ao meio-dia desta quarta-feira (22), pela bilheteria digital (https://www.bilheteriadigital.com/afrobaile-01-de-dezembro). Três nomes da Música Preta Brasileira (MPB) vão estar presentes na celebração à cultura negra da Bahia. A banda Afrocidade convida o Groove da Laje e o Dj Pivoman.

O Afrobapho é uma comunidade formada por jovens negros LGBTQIAPN+ e periféricos. Por meio de manifestações artísticas, o Afrobapho constrói redes de fortalecimento a esses corpos, geralmente oprimidos e violentados pela sociedade. A festa tem como norte os valores éticos baianos e brasileiros. A proposta é exaltar a diversidade, sem tolerância para qualquer ato de abuso, discriminação, LGBTQIAPN+fobia, racismo, gordofobia e outros tipos de preconceito.

Nesta edição, o Afrocidade apresentará o grupo Groove da Laje, que tem como líder Tita Rodriguez e Juninho City, ambos já apresentaram ao lado de Leo Santana, La Fúria, Parangolé, Pagodart e ÀTTØØXXÁ. O grupo vem diretamente do Engenho Velho de Brotas e convoca o público para quebrar ao som de músicas autorais e releituras de grandes clássicos do pagode baiano, como “Ovo de Avestruz” e “Caguete Descarado”.

Com início em 2011, em Camaçari, o Afrocidade faz um som com uma mistura que vai do pagode ao afrobeat e passam pelo arrocha, reggae, dub e ragga. Esses ritmos percussivos são a base da identidade do Afrocidade.

Já as picapes ficaram por conta do DJ Pivoman, pseudônimo do músico, produtor, artista visual, pesquisador musical e arte-educador Ítalo Oliveira. Pivoman é atraído pela música eletrônica com raízes no continente africano e no Caribe.

O grupo Afrocidade é o grande idelizador da festa Afrobaile há sete anos. O baile surgiu para dar destaque ao que há de mais novo nas expressões musicais afrodiaspóricas, sendo assim, artistas como Xênia França, Luedji Luna, KL Jay, Lurdez da Luz e Rapadura já participaram do baile.

exclamção leia também