O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última terça-feira (7), a lei que reconhece oficialmente o Forró como Manifestação Autêntica da Cultura Brasileira.
O gênero existe há mais de 70 anos e nasceu da mistura de ritmos como o baião, xaxado, arrasta-pé e xote. No ano de 2021, o forró também foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.
Para Pecebes Rabelo, sanfoneiro e mobilizado cultural de Seabra, na Chapada Diamantina, “este reconhecimento é um importante marco na luta pela valorização das tradições nordestinas”.
Ele ainda reforçou o convite para o evento solidário que vai ocorrer no próximo dia 15/11. “O forró é a verdadeira cultura do nosso povo. A nação forrozeira está em festa, e por isso, vamos celebrar em grande estilo”, disse.
O ensaio será aberto ao público na tarde do feriado da Proclamação da República (próxima quarta-feira (15). Para os amantes de forró, terão shows do sanfoneiro e seus convidados.
Com início a partir das 15 horas na Praça dos Correios da Capital da Chapada, Rabelo destaca que “será um dia marcado por muito forró e doações de alimentos e agasalhos para os mais necessitados”.
O reconhecimento oficial do forró, abre nova portas para este importante elemento da cultura brasileira.