
Um mundo feito inteiramente por blocos. A ideia pode ser inusitada, mas Minecraft conseguiu se tornar um ícone entre os amantes de videogames. Lançado em 2009, o jogo alcançou a marca de 300 milhões de cópias vendidas, se consagrando como o game mais vendido da história. O sucesso acabou rendendo obras derivadas, livros e agora um filme. Chegando nesta quinta-feira (3) aos cinemas, Um Filme Minecraft leva o encantador mundo quadrado para as telonas.
Veja o trailer:
Logo quando anunciada, parte dos fãs achou estranha a presença de atores reais na produção - com alguns defendendo que fazer uma animação sobre o jogo seria uma opção melhor. Demora um pouco para se acostumar com o visual do filme, mas com o tempo o público abraça toda essa galhofa. O grande pilar da produção é o humor, então a chave para curtir o filme é não levar nada muito a sério.
Falando sobre o elenco, a produção conta com grandes astros de Hollywood. Dando vida a Steve, o protagonista do game, Jack Black faz o que ele sabe de melhor. Com muito carisma, o ator conduz a comédia muito bem — além de protagonizar cenas musicais bem divertidas. Jason Momoa tem muita química com Black, sendo o segundo maior alívio cômico da obra. Emma Myers e Danielle Brooks não possuem tanto destaque, mas ainda participam de boas cenas de ação.
Assim como no jogo, a melhor parte de Um Filme Minecraft é ver até onde pode ir os limites da criatividade humana. A produção é repleta de referências, resgatando coisas icônicas do jogo. Não apenas os monstros e os biomas, mas também algumas técnicas e construções que ficaram populares entre os jogadores. Qualquer um que teve a experiência de jogar Minecraft vai ficar feliz ao identificar alguma coisa que já fez dentro do game.

Algo que pode incomodar é a ausência de uma trama mais desenvolvida. A obra foca tanto no humor que acaba não restando tempo para desenvolver seus personagens. Os heróis terminam sua jornada basicamente da mesma forma que começaram, além de haver uma subtrama envolvendo um aldeão que não agrega em nada a história geral.
Um Filme Minecraft é muito fiel ao material original, conseguindo retratar bem a experiência de jogar Minecraft pela primeira vez. Com direito a uma cena pós-crédito, tudo indica que este é o nascimento de uma nova franquia baseada em jogos.
Uma homenagem que toca ao coração
Desde seu lançamento, Minecraft conseguiu consolidar uma base forte de fãs no mundo inteiro. Por conta disso, o jogo se tornou uma febre no YouTube, motivando muitas pessoas a produzirem conteúdo sobre o game. Um dos youtubers de Minecraft mais relevantes do mundo foi o americano Technoblade.
Ele começou sua carreira em 2013, quando o jogo alcançava seu primeiro pico de popularidade, e alcançou a marca de 10 milhões de inscritos. Em 2022, Technoblade faleceu vítima de um câncer.
Para homenagear a memória do youtuber, existe um momento do filme que faz referência a skin que ele utilizava dentro do jogo. A marca registrada de Technoblade era um porco vestido como rei.
Em determinado momento, os personagens encontram justamente um porco usando uma coroa e Steve afirma que o animalzinho era uma lenda. O momento é emocionante e mostra o carinho da produção com a comunidade do jogo.