
O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, tem chamado atenção dos seguidores por frequentemente publicar imagens com 'shape' à mostra. Com a necessidade de manter o ritmo de shows, o cantor precisou mudar alguns hábitos, como alimentação e adicionar atividade física a rotina diária, por sentir que o peso estava o atrapalhando em cima dos palcos.
Leia Também:
“Sempre tive o esporte na minha vida. Fiz Educação Física na faculdade, mas, em 2018, tive uma hérnia de disco. Fiquei um tempo parado, depois comecei a fazer natação e fiquei bem, me recuperei. O meu problema começou mais grave, na verdade, depois da pandemia. Peguei Covid que me fez perder a força. Não tinha disposição para conseguir fazer os meus exercícios. Com isso, comecei a ganhar muito peso, que subiu para 98 kg”, relatou ao gshow.
Segundo o artista, a fase mais complicada foi entre o fim de 2023 e o início de 2024. “Foi uma fase muito complicada. Até o final de 2023, início de 2024, foi uma fase muito ruim. Fiquei muito acima do meu peso, respirando mal, não conseguindo me locomover direito no palco, minha mobilidade ficou ruim e aí, num dado momento, resolvi começar a tentar voltar novamente, a fazer exercício”, completou.
A retomada começou pela alimentação, com mudanças significativas. Tico cortou açúcar e álcool, além de priorizar frutas, verduras e legumes. “Ao ajustar a minha alimentação, comecei a me sentir bem e obviamente notei no meu corpo as melhoras. Comecei a ter mais energia e conseguir fazer os exercícios. E aí vira um ciclo positivo. Não estou falando de resultados estéticos, isso aí é uma consequência. A maior evolução é o resultado mental. Dá uma clareza e uma disposição maior que muda tudo”.
Atualmente, o cantor segue uma rotina próxima à de um atleta e se prepara para disputar, no dia 20 de novembro, uma prova de triatlo. Para alcançar o objetivo, conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Três vezes por semana, quando a agenda permite, ele nada cerca de uma hora no mar de Copacabana ao lado do treinador Bernardo Tillmann, especialista em triatlo e responsável também pelo treinamento do ator Humberto Carrão.
Após os treinos na água, o músico corre 6 km e pratica bike indoor, com acompanhamento de nutricionista e cardiologista esportivo. Ele também destacou a importância da terapia no processo.
“No momento em que conseguir controlar melhor a minha ansiedade, comecei a comer menos e isso me incentivou a fazer os exercícios. Retornei bem devagarinho e acho que faz toda a diferença porque, do contrário, surge a frustração e com ela a ansiedade que me fazia descontar na comida. Minha perda de peso foi gradual. Foram 20kg perdidos em dois anos. Hoje eu peso 78kg”, finalizou.
Antes x Depois
