O Brasil terá uma plataforma de streaming totalmente gratuita e apenas com obras brasileiras. "Tela Brasil" foi o nome escolhido pelo Governo Federal para o catálogo virtual que deve ser lançado no segundo semestre de 2025.
Leia mais:
Semana do Cinema em Salvador tem ingressos por R$ 10; veja a programação
Filme baiano está entre os 10 melhores longas brasileiros em 2024
O acervo terá curtas, médias, longas-metragens entre obras de domínio público e conteúdos com direitos autorais já adquiridos pelo Governo. Atualmente, foram confirmadas 447 obras, e o investimento no edital do programa soma R$ 4,2 milhões.
O sucesso internacional de 'Ainda Estou Aqui' foi um dos motivos para a criação do serviço pela Secretária do Audiovisual (SAV). Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz, pela atuação como Eunice na trama, e concorre ao prêmio no Oscar, enquanto o filme concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro na premiação.
Um dos objetivos da plataforma é incentivar o consumo de produções audiovisuais brasileiras. É esperado que os acervos históricos da Fundação Palmares, Funarte e da Cinemateca Brasileira estejam presentes no acervo.