26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Novela - 28/08/2025, 09:30 - Da Redação

Taís Araújo conta insatisfação com Vale Tudo: "Queria outra narrativa"

Atriz detonou escolhas da autora sobre a trajetória da personagem

Raquel perdeu tudo e voltou a vender sanduíches na praia
Raquel perdeu tudo e voltou a vender sanduíches na praia |  Foto: Reprodução / TV Globo

A atriz Taís Araújo desabafou sobre os rumos de sua personagem Raquel na novela Vale Tudo, em entrevista à revista Quem. Ela contou que recebeu com surpresa a decisão dos autores de fazer a protagonista voltar a vender sanduíches na praia, em vez de seguir em trajetória de ascensão social.

Leia Também:

“Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente’. Depois entendi que ela estava escrevendo uma parte da história. Vamos embora fazer”, afirmou.

Segundo Taís, sua frustração vem não apenas da expectativa pessoal, mas também da representatividade que a personagem carrega. "Também tinha esperança disso e gostaria muito de vê-la assim. Como mulher negra, como artista negra, queria ver uma outra narrativa sobre mulheres negras", destacou.

"Triste e frustrada", diz Taís

A atriz ressaltou que a televisão tem grande peso na construção do imaginário social e que esperava uma trama inovadora para Raquel. "Quando peguei a Raquel para fazer, pensei: 'A narrativa dessa mulher é a cara do Brasil. Ela vai ter ascensão social a partir do trabalho e permanecer'. Isso seria uma narrativa nova para a representação da mulher negra na teledramaturgia. Quando vejo que isso não aconteceu, como artista que quer contar uma nova narrativa de país, confesso que fico triste e frustrada", disse.

Apesar da insatisfação, Taís reforçou o compromisso com a personagem. "Com respeito enorme a todas as mulheres que Raquel representa, vou até o final defender essa personagem porque acredito nessa mulher. Acredito nessa mulher negra que trabalha para manter uma família, que ascende socialmente, que se dedica, que é séria, capaz, competente", declarou.

Comentários nas redes sociais

Nas redes sociais, a repercussão das cenas deu força ao posicionamento da atriz. "Estou vendo tudo que as pessoas estão falando, tá, gente? Vendo, escutando, lendo, entendendo. Me alio muito com vocês nesse sentimento, inclusive de frustração", contou.

Taís encerrou deixando uma reflexão sobre a importância da ficção para inspirar mudanças sociais: "Espero realmente que a vida devolva a ela o que ela dá para a vida. Aí teremos uma narrativa contemporânea. Está na hora da gente ver a população negra nesse lugar. A ficção também serve para a gente sonhar e se sentir possível. É sobre isso".

exclamção leia também