Tradição na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), a rota gastronômica Amados Sabores deste ano é inspirada na cozinha africana da Bahia e conta com mais de 40 restaurantes participantes. Os pratos escolhidos se dividem entre estabelecimentos espalhados por toda a região do Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo e deixam os clientes com água na boca para provar os temperos que só a comida baiana tem.
Josemar Prazeres é gerente de um dos restaurantes indicados pela rota gastronômica, que fica localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco e chama atenção por sua decoração temática. Eles participaram de todas as edições do projeto e sentiram no bolso o quanto essa iniciativa faz uma grande diferença no lucro do fim do mês. “Ano passado a gente teve 20% de vendas a mais no prato participante”, relembrou ele ao Portal MASSA!.
A receita escolhida pelo chef do restaurante em que Josemar trabalha foi o Vatapá de Camarão. Apesar de não ser um prato principal, ela é uma entrada que faz sucesso entre turistas nacionais e estrangeiros que sentem vontade de conhecer a culinária baiana. Sabendo da aceitação do público, um dos carros chefes do local passou por algumas adaptações para chegar ao ponto certo e homenagear a temática de 2023.
“A gente já tem esse vatapá aqui como guarnição, a gente só acresceu camarão seco e filé de camarão dentro do vatapá, então a entrada é realmente muito saborosa e leva ainda amendoim torrado”, contou o gerente.
Já Alan Andrade Batista é cozinheiro de um bistrô localizado na Rua das Portas do Carmo, que cruza com o Terreiro de Jesus. O prato escolhido pelo estabelecimento é o Àròlé, que é considerado por Alan como “um clássico da diáspora africana e culinária de terreiro”. Ele foi preparado especialmente para este período e estará disponível no cardápio até o domingo (13), que é quando a festa acaba.
“O Àròlé é composto por feijão verde e fumeiro, um purê de banana com arroz de coco. Foi desenvolvido com base no tema da Flipelô, que é Mãe Stella de Oxóssi”, explicou o cozinheiro. Feliz com o resultado, ele celebrou a aceitação dos clientes: “Tem saído bastante, pelo fato de ser um prato bem diferente do cotidiano da gente”.
Quem prova, aprova
Mas o sucesso não foi confirmado apenas pelos trabalhadores que estão na rota gastronômica Amados Sabores. A jovem Juliana do Amaral é de Santa Catarina e provou das iguarias baianas pela primeira vez. “Chegamos, descansamos, demos uma volta e comemos. Gostamos muito”, disse ela.
Muito bem acompanhada, Juliana já veio sabendo da Flipelô por indicação do seu chefe. Com passagens compradas desde o começo deste ano, ela uniu o útil ao agradável e teve a oportunidade de chegar a Salvador em uma época tão movimentada.