Rodrigo Faro e a esposa Vera Viel foram citados como beneficiários de um esquema de corrupção internacional para conseguir passaporte e residência italianos. Segundo informações apuradas pelo portal Léo Dias, a situação teria sido noticiada em uma reportagem de um jornal do país europeu.
Além do casal, o jogador brasileiro Bruno Duarte da Silva também teria participação no esquema. Seis pessoas já foram presas por envolvimento na ilegalidade.
“[Na] fictícia cidadania italiana de VIPs brasileiros, entre eles o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva, atacante do clube português. Entre os conhecidos apresentadores de TV nacional brasileiros, Rodrigo Faro e sua esposa e alguns empresários de joias de São Paulo, no Brasil, que estavam envolvidos em negócios lucrativos em toda a Europa”, declarou o Portal Léo Dias, que teria obtido informações de uma publicação italiana.
Pronunciamento
Em pronunciamento sobre o assunto, a assessoria jurídica de Rodrigo Faro declarou que o apresentador e a esposa iniciaram o processo para retirar a cidadania italiana há anos após serem indicados por um escritório jurídico.
“Declaramos que, no ano de 2021, indicado por um amigo que já havia tirado seu passaporte italiano, Rodrigo Faro deu início ao processo de cidadania Italiana para adquirir o passaporte para ele e sua família [...] Rodrigo, através de seus advogados aqui no Brasil, forneceu toda a documentação necessária, comprovou laços com seus descendentes na Itália e o processo foi aprovado e os passaportes foram concedidos”, iniciou, em nota.
Em seguida, a defesa do apresentador afirmou que ele e a esposa foram pegos de surpresa com os seus nomes envolvidos em um suposto esquema de corrupção.
“Rodrigo, bem como qualquer outro cliente que tenha contratado os serviços do referido escritório, foi pego de surpresa com o suposto envolvimento deles num esquema de corrupção para obtenção de cidadania e passaporte italiano”, pontuou.
Por fim, os advogados de Rodrigo Faro esclareceram que o apresentador e a esposa foram vítimas e que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas.