
A cantora Raquel dos Teclados usou as redes sociais nesta semana para denunciar ataques que vem sofrendo desde que revelou seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aos 42 anos, a baiana anunciou recentemente que é autista e, desde então, tem recebido comentários desrespeitosos e capacitistas.
Leia Também:
Em uma publicação nas redes sociais, a equipe de Raquel comentou o que vem acontecendo. "Informação é a melhor resposta para o preconceito”. A artista reforçou que não existe uma “forma certa" de se comportar sendo autista e criticou a tentativa de deslegitimar sua vivência com base em estereótipos.
"Raquel dos Teclados é artista, lésbica, autista e gigante. E, infelizmente, como toda pessoa que ocupa um espaço de visibilidade, também é alvo de ignorância disfarçada de opinião", diz a nota.
"Não preciso provar nada a ninguém"
A reação negativa de parte do público mostra o quanto ainda há desinformação sobre o espectro autista. "A fala dela é legítima. A vivência dela é real. E o sucesso que ela construiu é fruto de talento, dedicação e, sobretudo, resistência", diz um trecho do texto publicado. Veja o relato completo:
A revelação do diagnóstico foi feita no início da semana, mas o foco agora, segundo Raquel, é combater o preconceito com informação. Ela segue recebendo o apoio de fãs e internautas, que elogiaram sua coragem e posicionamento.
Nos comentários da publicação, muitos seguidores publicaram mensagens de apoio, inclusive a cantora Klessinha, amiga de Raquel. "Pode contar com meu apoio para o que der e vier. Quem te conhece de verdade sabe quem você é e conhece sua essência.", disse.