Conhecido por ter produzido para nomes como Léo Santana e Wesley Safadão, o compositor e multi-instrumentista Rafa Lemos decidiu trilhar sua própria carreira musical. O artista já havia se aventurado nos palcos ao lado de seu irmão, porém, dessa vez ele está trilhando um caminho solo. Em entrevista ao Jornal MASSA!, Rafa detalhou como está sendo essa nova experiência.
Segundo ele, antigamente ele optou apenas por ser compositor por conta do conforto. “Por muitos anos pensei que esse negócio de ser cantor não era pra mim”, iniciou. Porém, ele relembrou que mudou de opinião após sentir o “calor do público” quando começou a se apresentar junto de Juan. “Toquei em muitos lugares maravilhosos que despertaram isso em mim. Virou uma chave em minha mente”, continuou.
O motivo que fez a dupla se separar foi a diferença de estilos. Porém, não houve desentendimentos entre os dois e os irmãos seguem se falando normalmente. O multi-instrumentista assume que existem grandes diferenças no palco agora que ele começou a se apresentar sozinho. “Quando tem dois cantando é totalmente diferente de quando é apenas um. Vai estar todo mundo voltado para mim”, destacou.
Em seu novo projeto musical, Lemos deseja seguir no gênero do arrocha. Suas composições são mais voltadas para o romantismo. O artista também ressalta que suas letras costumam ser inspiradas em casos que realmente aconteceram. “Quando você conta uma história real, a música chega diferente”, esclareceu. O músico diz acreditar que essa prática faz com que os ouvintes criem uma conexão com suas canções. “A pessoa se identifica e quer ouvir mais vezes”, completou.
Ele ressaltou que sua decisão para começar a carreira solo também foi motivada pelo atual cenário musical. “O arrocha está em seu melhor momento”, apontou. Por fim, o baiano comentou que sua experiência como compositor vem o auxiliando como cantor. Por ter trabalhado com artistas de múltiplos nichos, isso acabou influenciando suas canções atuais. “Ajuda totalmente na identidade e o mais importante na sua música é você ter identidade”, explicou.
Talento para além da música
Apesar de estar dando enfoque maior para sua vida nos palcos, se engana quem pensa que essa é a única carreira seguida por Rafa. Além de ser instrumentista, compositor e agora cantor, ele também é empresário e produtor musical. Apesar de ter ajuda de outros profissionais, Lemos explica que trabalha em todos os setores de seu projeto.
“Isso me dá uma amplitude maior para gerir outras carreiras e entender o que está acontecendo no mercado”, contou. Além disso, antes de se voltar totalmente para o mundo artístico, o baiano havia cursado advocacia. Assim que terminou seus estudos, percebeu que aquilo não era para ele, mas aponta que o tempo perdido não foi desperdiçado. “Eu amo ter o conhecimento jurídico, me ajuda na música como empresário”, finalizou.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos