
Em uma entrevista ao Mais Você, exibida em 2023, Preta Gil compartilhou detalhes sobre os sintomas que antecederam o diagnóstico de seu câncer no reto, chamando atenção para sinais que muitas vezes são ignorados no dia a dia.
Leia Também:
A cantora, que morreu neste domingo (20), relatou ter enfrentado uma prisão de ventre severa por cerca de seis meses, chegando a passar dez dias sem evacuar. Quando conseguia, notava sangue, muco e um formato incomum nas fezes, que saíam "achatadas, como uma fita".
Segundo ela, o tumor que crescia na porção final do intestino pressionava o canal retal, alterando o formato das fezes. Outros sintomas, como picos de pressão alta, fortes dores de cabeça e um sangramento intenso pela manhã, a levaram ao hospital, onde exames de imagem identificaram o câncer.
Exame e diagnóstico
Preta ressaltou a importância de prestar atenção aos sinais do corpo e falou sobre a necessidade da colonoscopia, exame essencial para detecção precoce do câncer colorretal. Ela lembrou que o procedimento é indicado a partir dos 45 anos, ou antes, para quem tem histórico familiar.
Na colonoscopia, você pode identificar e remover pólipos antes que eles se transformem em câncer
Preta Gil
A cantora ainda destacou o crescimento no número de casos de câncer no intestino entre a população brasileira e reforçou a importância da prevenção.
Despedida oficial
A equipe da cantora publicou, na noite da terça-feira (22), as informações oficiais sobre a despedida de Preta Gil. Respeitando o pedido que ela fez, o velório será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (25).
A cerimônia, que acontece das 9h às 13h, será aberta ao público, que poderá dar o último adeus à Preta. "Celebraremos sua vida, arte e legado", diz o comunicado.