Na próxima sexta-feira (6), às 19h, no Circo Picolino, a ONG Bumbá realiza o Prêmio LGBT+ Bumbá DiversidArte – Elegendo Representatividade – Ano III. O evento reúne artistas, ativistas, militantes, instituições e iniciativas que promovem a cidadania LGBTQIAPN+, no cenário social, da cultura e das artes, trazendo histórias impactantes e inspiradoras que lutam por direitos.
Leia também
Thiago Aquino vai gravar DVD na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo
Retornou! Show do Milhão volta a ser exibido no SBT
Em 2024, as premiações acontecerão em 13 categorias, sendo elas: Política, Atuação Comunitária, Influencer Digital, Cidadania Trans, Esportes, Gastronomia, Artes do Palco, Artes Drag, Música, Premiação de Honra, Defesa de Direitos e Comunicação, além da categoria principal e mais esperada, a Personalidade do Ano.
Na premiação da noite, serão trazidas trajetórias conhecidas dentro do movimento LGBTQIAPN+, como: Tifanny Conceição, Genilson Coutinho e Petra Perón, que se destacam nas lutas sociais, e Sissy Zeta Jones, Edy Rios, Luana Assiz, Lui e Divina Aloma com notoriedade nas artes e cultura, entre outras personas.
Para a programação artística e cultural, a cerimônia reunirá as artistas drags Nola Criola, Sissy Zeta Jones e Divina Aloma. O evento deste ano contará com três madrinhas: Laina Crisóstomos, Sandra Muñoz e Tuka Perez; e três padrinhos: Renildo Barbosa, Onã Ruda e Dendê Futebol Clube. Os seis receberão Menção Honrosa pelo ativismo e militância social.
A noite ainda contará com participações surpresas e encerramento com muita música lembrando o universo das tradicionais boates e baladas LGBTQIAPN+. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Este prêmio revela a força que temos como comunidade LGBT+, trazendo histórias inspiradoras que dão forças a nossa caminhada por direitos, por vida digna e com felicidade. A Cerimônia de Premiação é uma noite emocionante que reúne brilho, beleza, glamour, artes e cultura, além de apontar o que queremos de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+. Com o tema deste ano – Elegendo Representatividade – trazemos a reflexão de quais são as vozes que ecoam na defesa dos nossos direitos”, ressaltou Eugênio Lima, coordenador geral da ONG BUMBÁ e diretor artístico do evento.