29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Grana alta - 30/07/2023, 08:46 - Da Redação

Por não prestar contas, filme de Xuxa devolve R$ 5 milhões pra Ancine

Após apresentar documentação molhada, produção precisou devolver grana que haviam sido captados via incentivo fiscal

Produção é estrelada por Xuxa e mistura animações e cenas em live-action, com atores atuando
Produção é estrelada por Xuxa e mistura animações e cenas em live-action, com atores atuando |  Foto: Reprodução

O filme “Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço”, lançado em 2005, devolveu R$ 5,5 milhões à Agência Nacional do Cinema (Ancine) após não conseguir comprovar os gastos com a produção. A produção é estrelada pela 'rainha dos baixinhos' e mistura animações e cenas em live-action, com atores atuando. As informação são da coluna de Paulo Cappelli, no portal Metrópoles.

Em um caso raro, o longa não passou por análise financeira da Ancine. Os realizadores não conseguiram comprovar os gastos porque a documentação entregue à agência estava molhada. Sem a descrição das despesas no papel, a Ancine não pôde aceitar as justificativas verbais apresentadas. Os recursos aprovados haviam sido disponibilizados por meio de incentivos fiscais.

O processo de prestação de contas ficou parado por nove anos. Entre 2009 e 2011 e de 2011 a 2018. O caso chegou a ser levado ao Tribunal de Contas da União (TCU), mas foi arquivado este ano “ante o reconhecimento de prescrição”.

Diante da pendência de prestação de contas, a Controladoria-Geral da União recomendou à Ancine que realize levantamento para priorizar a análise daqueles que estão a mais de dois anos parados.

exclamção leia também