24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Absurdo! - 31/07/2025, 13:21 - Da Redação

Padre é denunciado por fala sobre Preta: "Cadê o poder desses Orixás?"

Líder religioso foi acusado de intolerância após debochar da fé da família Gil

Padre Danilo César é denunciado após fala preconceituosa sobre a morte de Preta Gil
Padre Danilo César é denunciado após fala preconceituosa sobre a morte de Preta Gil |  Foto: Reprodução/Instagram

Um padre foi denunciado por intolerância religiosa após fazer um discurso polêmico sobre a fé da família de Gilberto Gil durante uma missa. Identificado como Danilo César, o sacerdote da Paróquia São José, em Areial, na Paraíba, questionou o poder dos orixás por não terem ressuscitado a cantora Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, após uma longa batalha contra o câncer colorretal.

Leia Também:

O padre Danilo César teve falas agressivas durante a missa do último domingo (27), mas o caso só foi repercutir alguns dias depois, devido a repercussão da live da celebração religiosa. A declaração pegou super mal e gerou revolta na população local e em pessoas de todo o Brasil.

"Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê o poder desses orixás que não ressuscitou Preta Gil? Já enterraram? Pois é!", disse ele.

O sacerdote ainda alfinetou os fiéis católicos que têm contato com outras religiões: “E tem gente católica que pede essas coisas ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse! Quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer”.

Assista:

Irmã de Preta Gil se pronuncia sobre o caso

Bela Gil defendeu a irmã, Preta Gil
Bela Gil defendeu a irmã, Preta Gil | Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora e culinarista Bela Gil, irmã da cantora Preta Gil, se pronunciou sobre as falas preconceituosas do padre Danilo César. Em uma postagem feita no Instagram, ela descreveu a situação como absurda.

“É cada absurdo que a gente precisa ouvir… Seu padre desrespeitoso”, escreveu Bela nos Stories.

Imagem ilustrativa da imagem Padre é denunciado por fala sobre Preta: "Cadê o poder desses Orixás?"
Foto: Reprodução/Instagram

A artista também compartilhou um texto do professor e escritor Leandro Karnal que criticava a atitude do religioso: “Para o padre, entidades que não conseguem evitar a morte, seriam falsas. Neste caso, de acordo com a lógica do próprio sacerdote, quantos católicos ressuscitaram? Quantos papas que recebem enorme quantidade de orações quando ficam doentes mantiveram-se eternos e saíram saltitando pela Praça de São Pedro?”.

Padre foi denunciado à polícia

O padre Danilo César foi denunciado por intolerância religiosa
O padre Danilo César foi denunciado por intolerância religiosa | Foto: Reprodução/Instagram

A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza, com sede na Paraíba, registrou um boletim de ocorrência contra o sacerdote e repudiou publicamente a atitude dele. A organização também pretende levar a denúncia para o Ministério Público.

"A liberdade religiosa é um direito garantido pela constituição e a liberdade de expressão também, mas essas duas liberdades não dão o direito de você atacar, humilhar e agredir fiéis de outras religiões. Nós estaremos procurando as medidas legais cabíveis contra todo o tipo de discriminação junto ao Centro de Igualdade Racial do Estado da Paraíba", informaram.

Com a repercussão do caso, a Diocese de Campina Grande também emitiu uma nota. O texto garante que o padre irá “prestar todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes” e reforça que a comunidade católica não aprova discriminação.

"A Diocese reitera seu compromisso com os direitos constitucionais da liberdade de crença e de culto, da igualdade e não discriminação religiosa, do direito à honra e à imagem dos mortos e do princípio da dignidade da pessoa humana", conclui.

exclamção leia também