30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

conhecimento - 17/04/2023, 16:49 - Da Redação

Olodum terá exposição gratuita para celebrar 44 anos do bloco afro

Público poderá conhecer indumentárias e memórias da banda como discos, troféus e imagens

Bloco Afro Olodum é homenageado em exposição
Bloco Afro Olodum é homenageado em exposição |  Foto: Magali Moraes / Olodum

A exposição ''Tambores do Olodum: 44 de anos de Resistência, Cultura e Educação'' se inicia nesta segunda-feira (17), às 18h, no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada no bairro dos Barris, em Salvador. A exibição será em celebração às mais de quatro décadas do Bloco Afro Olodum.

A entrada é gratuita e a coleção poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 21h, e nos sábados, das 8h30 às 13h.

Leia mais: Ex-namorada de João Gomes conta toda a verdade sobre término

Veja também: Bate-bola do PP é remarcado para esta terça-feira

O público poderá conhecer indumentárias e publicações do acervo da biblioteca e do próprio grupo percussivo, como discos, troféus e imagens. Parte da identidade do povo baiano, o bloco carrega histórias da folia soteropolitana e na resistência em manter raízes na luta por igualdade.

Um encontro entre Marcelo Gentil, presidente do Bloco Afro Olodum, e Paulo Miguez, Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, será mediado no dia 25 de abril pelo comunicador Rafael Manga. O bate-papo ''44 anos de trajetória do Grupo Cultural Olodum'' será no Quadrilátero da BCEB, às 10h.

O encontro vai discutir fatos que vinculam a trajetória do grupo diante da importância da economia da cultura e na vida de inúmeras pessoas impactadas pelos projetos sociais e como músicos da banda percussiva.

Linda Rosa Rodrigues, coordenadora do Centro de Memória e de Mídias do Olodum, afirma que o grupo percussivo tem um importante legado e os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos pela Escola Olodum testemunham o pioneirismo na educação antirracista do país.

Crianças Olodum – Orgulho e Identidade

A exposição ''Crianças Olodum - Orgulho e Identidade'', com fotos inéditas do acervo do Olodum, será apresentada na Estação Aeroporto, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, a partir de quarta-feira (19).

Os registros apresentam o cotidiano de alunos da Escola Olodum, que construíram suas identidades em contato com a música, arte e cultura.

Serviço

O quê: Exposição Tambores do Olodum: 44 anos de Resistência, Educação e Cultura
Quando: a partir de segunda-feira (17) às 18h;
Onde: Foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27, Barris.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 13h;
Quanto: gratuito

exclamção leia também