23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Nem te conto! - 13/02/2023, 15:09 - Vinicius Viana

Oh Polêmico é processado por plágio e ofensas após treta com DJ

“Rala essa Xereca” colocou Polly no centro de uma grande polêmica a poucos dias do Carnaval de Salvador

Deivison Nascimento enviou mensagens polêmicas para o ex-companheiro de trabalho
Deivison Nascimento enviou mensagens polêmicas para o ex-companheiro de trabalho |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em meio a disputa pelo título de ‘música do Carnaval’ com o hit “Deixa eu Botar meu Boneco”, Deivison Nascimento, de 23 anos, mais conhecido como Oh Polêmico, está envolvido em uma grande polêmica no mundo do pagode baiano com direito a ofensas e xingamentos.

Faltando poucos dias para desfilar pela primeira vez nos circuitos do Carnaval de Salvador, Oh Polêmico está enfrentando um processo na justiça movido pelo DJ baiano Iago dos Santos, de 31 anos, por ter supostamente registrado a letra de uma composição que não era dele, além de ter gravado e reproduzido a música “Rala essa Xereca” em shows e nas principais plataformas sem autorização prévia do compositor.

Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, o DJ Iago contou que mantinha uma relação de amizade e parceria com Oh Polêmico na época em que os bailes funks eram bastantes badalados e a principal vitrine para novos cantores se tornarem conhecidos em Salvador.

“Ano passado ele entrou em contato comigo dizendo que tinha interesse em lançar músicas de funk para o TikTok, pois estava no momento. Durante um período ele me procurava para fazer esses trabalhos de funk e gravamos várias músicas. Das que gravamos, sete ou oito são minhas, porém ele não autorizou que eu usasse a voz dele”, iniciou o DJ pontuando que Oh Polêmico não publicou as músicas e também não autorizou que ele tornasse o trabalho conhecido pelo público.

“No dia 16 de janeiro de 2022, foram surgindo as ideias [para a música] ‘Rala Essa Xereca’ e escrevi em um pedaço de papel toalha. Eu mandei a letra para Deivisson e ele respondeu: ‘bateu’. Em seguida, ele me respondeu cantando a música e aí ele não me disse mais nada. Eu só tive conhecimento que a música foi gravada quando eu baixei o CD”, declarou Iago detalhando que não tinha conhecimento sobre registro de música.

Em busca do reconhecimento do direito autoral

DJ Iago afirma Polly usou trecho de sua composição em “Rala essa Xereca”
DJ Iago afirma Polly usou trecho de sua composição em “Rala essa Xereca” | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O DJ afirmou que descobriu que a sua composição está registrada no nome de outras pessoas quando fez uma pesquisa no Ecad, que é a entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares.

“Pesquisei o nome da música e vi que estava registrada no nome dele [Deivison Nascimento], da Império Produções e da Rizo. Eu tentei resolver da melhor maneira sem ter que partir para o judicial e Oh Polêmico alegou que não ganhava dinheiro com o digital, porque outros artistas não cantavam e que registrou a música para impedir que outras bandas fizessem uma versão da música".

“Eu falei que meu intuito não era dinheiro, mas que colocasse meu nome no documento da música. Ele disse que ‘isso aí era de boa’ e que alguém iria resolver. Como ficou no jogo de empurra, consegui o contato da Rizo, enviei meus dados e a produtora não resolveu, a partir deste momento comecei a procurar advogados até encontrar um advogado que conseguisse me ajudar”, declarou.

Polly causa polêmica ao 'pegar ar' com DJ

Troca de mensagens entre DJ e Oh Polêmico terminou em bate-boca e baixaria
Troca de mensagens entre DJ e Oh Polêmico terminou em bate-boca e baixaria | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com Iago, após as cobranças Oh Polêmico partiu para ofensas e xingamentos por meio do Direct do seu perfil no Instagram. “Saia daí seu arrombado, que não precisei de nada, seu p@u no c*. Tudo o que está batendo é meu, pai. Pegue a sua música [e] coloque no seu c*”, declarou o cantor ao enviar uma mensagem via rede social para o DJ.

Em outros Stories temporário, Oh Polêmico chamou o ex-companheiro de trabalho de invejoso. “Você é otário, não preciso de você pra tá me bajulando não. Aqui é tudo pureza seu invejoso, recalcado. Por isso você não cresce, não vai para frente”, disparou.

Diante das insistências do DJ para ter o nome registrado como autor da música, o cantor enviou um áudio bastante exaltado afirmando: “Não vai colocar seu nome em lugar nenhum, pai. Eu já mandei apagar essa porr@, meu filho. Não tem que colocar c@ralho de nome nenhum. Não faço questão dessa música, não quero essa música, não canto no meu show e já passei essa visão para meu público não cantar (sic)”, declarou.

Embate no tribunal

O Portal MASSA! conversou com exclusividade com a Dr. Imira Cunha, advogada que está movendo um processo contra Oh Polêmico sobre o suposto uso indevido de direitos autorais. Ela afirmou que está trabalhando para que “Polly” seja condenado a pagar valores que ultrapassam mais de R$ 10 mil “Foi ajuizada ação cobrando o reconhecimento da música, bem como uma indenização por dano moral. No momento [será pedido no processo] uma quantia irrisória de R$ 12 mil, porque não tivemos como avaliar os ganhos do Youtube”, declarou.

A assessoria de imprensa de Oh Polêmico também se manifestou com exclusividade ao Portal MASSA! sobre o caso confirmando a existência do processo aberto pelo DJ Iago e declarou que a “Império Produções informa que o caso citado segue em juízo aguardando a audiência de instrução e julgamento, em que serão apuradas as informações trazidas pelo autor referente a música ou trecho de música que ele alega ser de sua autoria. Até o presente caso nenhuma decisão judicial existiu, então nada é devido por parte da Império produções”, diz um trecho da nota.

exclamção leia também