23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Jovens talentosos - 11/07/2023, 07:00 - Amanda Souza

NEOJIBA se prepara para turnê no Norte e Nordeste do Brasil

Apresentação inédita celebra os 200 anos da independência do Brasil na Bahia com uma ópera brasileira e um programa sinfônico

Orquestra principal da Neojiba inicia ensaios para turnê nacional
Orquestra principal da Neojiba inicia ensaios para turnê nacional |  Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

Os jovens musicistas do NEOJIBA, um programa do Governo da Bahia, estão com os preparativos para a nova turnê do grupo a todo vapor. A “Turnê da Liberdade”, que vai passar pelo Norte e Nordeste do Brasil, vai celebrar os 200 anos da independência do Brasil na Bahia.

Além dos clássicos concertos sinfônicos da Orquestra NEOJIBA, a turnê contará ainda com a apresentação de uma ópera nordestina pelo Coro Juvenil, principal formação de canto coral do NEOJIBA, que pela primeira vez viajará junto com a orquestra.

Juntos, instrumentistas e cantores somam 150 pessoas; eles vão se apresentar, em agosto, em sete cidades do Norte e Nordeste, começando por Aracaju (SE) (5) e terminando em Salvador (20).

Orquestra Neojiba fazendo ajustes em instrumentos
Orquestra Neojiba fazendo ajustes em instrumentos | Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

Os dois programas têm propostas muito especiais para essa turnê. Os concertos têm uma base forte na música brasileira, como “É doce morrer no mar”, de Dorival Caymmi, e “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes.

O diretor musical do NEOJIBA, Eduardo Torres, conta que os concertos contarão ainda com a participação especial da violinista japonesa Midori, uma das grandes do mundo.

“Ela vai tocar duas peças do repertório clássico, tradicional, europeu romântico”, conta. “Midori vem como uma doação, ela não está recebendo nada, e isso é muito especial para nós”, completa o diretor.

Midori estará presente nas apresentações de Manaus (AM) e Salvador. Nos demais, os solos serão dos spallas Eliel Santana e Isabela Rangel.

Elieu Santana e Isabela Rachel
Elieu Santana e Isabela Rachel | Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

Já o outro programa, esse super nordestino, levará a ópera “Dulcinéia e Trancoso”, do consagrado e paraibano Eli-Eri Moura. Essa é uma obra do movimento armorial, idealizado na década de 70 por Ariano Suassuna.

“É uma peça que usa elementos da cultura regional em uma arte erudita”, explica Eduardo. “É cheia de referências, tem frevo, maracatu, cirandas...”, destaca o diretor. O espetáculo reúne personagens importantes como Lampião, Maria Bonita, e o próprio Ariano Suassuna.

O ineditismo da reunião da orquestra e do coro juvenil em turnê é importantíssimo para o NEOJIBA, como ressalta Eduardo. “O programa é um só, eles têm a mesma missão, que é multiplicar essa arte”, garante. “O público pode esperar boa música e com pessoas se apresentando no mais alto nível técnico”.

Coro juvenil durante ensaios
Coro juvenil durante ensaios | Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

CORO JUVENIL

O Coro Juvenil do NEOJIBA está animado para a turnê, como garante Samuel Marques, que será um dos solistas da ópera. “É uma coisa que a gente sempre desejou muito, mas até então parecia que não iria acontecer”, conta. “É a primeira vez que o coro sai em turnê junto com a orquestra, isso nunca aconteceu na história do NEOJIBA”, ressalta Samuel.

Agora, faltando pouco menos de um mês para a viagem, o foco é na preparação para esse grande momento. “Nas semanas anteriores a gente revisou as partituras, relembrando algumas coisas já que dessa vez vamos ter uma parceria com o [coro] infanto também”, explica.

“Hoje [ontem] começou o trabalho cênico e corporal. Fazer uma ópera, que é um gênero teatral, demanda muita preparação, é um gênero muito difícil de ser executado. Mas a gente tem todo recurso para fazer um espetáculo incrível”, garante Samuel.

Orquestra Neojiba fazendo ajustes em instrumentos
Orquestra Neojiba fazendo ajustes em instrumentos | Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS

Durante toda essa semana, entre segunda (10) e sexta-feira (14), os luthiers da Escola de Luteria do NEOJIBA, única de Salvador, vão estar no Parque do Queimado, entre 9h e 16h, para fazer os reparos necessários dos instrumentos e orientar os músicos antes da viagem.

O trabalho dos luthiers é analisar qual o reparo necessário para o pleno funcionamento dos instrumentos, e fazê-lo, como explica o coordenador técnico de luthieria do NEOJIBA, Davi Matos.

Davi Matos Andrade, coordenador técnico
Davi Matos Andrade, coordenador técnico | Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

“Como músico, sei que a Luthieria é essencial para que a gente não tenha lesão ou problema de saúde físico com a prática no instrumento”, diz. “Estamos cuidando, reparando os instrumentos, colocando eles para funcionar bem novamente; e tudo isso aqui, perto dos músicos”. Normalmente, a escola funciona no Barbalho.

exclamção leia também