29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Força! - 21/08/2023, 10:47 - Da Redação

Na fila de transplante cardíaco, Faustão pode esperar até 1 ano e meio

Apresentador está internado em São Paulo

Faustão no seu programa na Band
Faustão no seu programa na Band |  Foto: Reprodução/Band

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, está incluído na fila de transplante cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ele pode ter que aguardar de 12 a 18 meses por um coração. Segundo o Hospital do Coração (HCor), atualmente cerca de 40 mil pessoas aguardam pelo órgão no Brasil.

A fila é ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O tempo de espera, o tipo sanguíneo e a gravidade do caso são os fatores levados em consideração para definir prioridades.

Outro fator chave é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. A depender do prazo, seria necessário um avião para o transporte até o destino.

Além da gravidade da doença, as crianças têm prioridade, sejam elas doadoras ou receptoras do coração em questão.

O próprio Faustão chegou a gravar um vídeo para falar sobre a espera pelo órgão. "Estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir que tipo de cirurgia pode fazer. Eu peço que quem goste de mim, reze por mim. Agora, eu tenho muita noção. Uma família maravilhosa, uma mulher extraordinária. E tudo isso quem decide é o chefe lá em cima", disse o apresentador.

exclamção leia também