Se você ainda não ouviu falar de Tertuliana Lustosa, está perdendo uma das figuras mais ousadas e impactantes da cena cultural brasileira. A influenciadora e cantora é formada em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, ela é vocalista do grupo A Travestis e ficou conhecida pela canção 'Murro na costela do viad*', lançada em 2020.
Nascida em Corrente, interior do Piauí, e criada em Salvador, Tertuliana decidiu prestar vestibular bem longe da família para se descobrir e explorar sua identidade. Em 2013, partiu para o Sudeste, onde se formou como historiadora. Agora, aos 28 anos, a artista faz mestrado na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Com um perfil no Instagram que já conta com mais de 33 mil seguidores, a influenciadora se apresenta como escritora, cantora e compositora. Além de arrasar nas redes sociais, ela também lançou livros e coleciona um extenso histórico de polêmicas. Com isso, o Portal MASSA! listou alguns dos momentos mais importantes. Confira:
Processo contra a Unimed
Em uma batalha judicial, Tertuliana garantiu seu direito de realizar a cirurgia de redesignação de sexo após o plano de saúde negar cobertura. "Família, tenho uma notícia que vocês vão ficar passados. Eu fui a primeira mulher trans aqui do estado da Bahia, a conseguir, depois de um processo judicial, a cirurgia de redesignação", disse ela, na ocasião.
Saiba mais: Tertuliana consegue na Justiça cirurgia pra mudar de sexo por plano
Polêmica na UFMA
Nesta quinta-feira (17), sua performance em uma mesa redonda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) gerou uma onda de críticas ao viralizar nas redes sociais. Durante uma palestra sobre gênero e sexualidade, a cantora mostrou o bumbum enquanto cantava uma paródia com letras provocativas, o que levou a universidade a abrir um processo de averiguação interna.
No entanto, A Travestis não ficou calada e se defendeu, destacando que sua arte traz uma linguagem necessária para a discussão. "Existe muito preconceito, pois a minha pedagogia liberta e traz a linguagem do paredão e do pagode baiano que é marginalizado, criminalizado e subjugado" declarou a artista.
Saiba mais:
A Travestis coloca bumbum pra jogo na UFMA: "Mestrado da p*taria"
Performance provocativa em outras universidades
Antes do incidente na UFMA, Tertuliana já havia gerado controvérsias em palestras e debates em outras instituições ao misturar arte, sexualidade e política em suas apresentações. Nas redes sociais, a mesma compartilhou alguns dos momentos em que viu seu nome envolvido em polêmica. Entre eles, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em novembro de 2023.
Veja: