29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Luto - 02/11/2024, 16:53 - Da Redação

Morre Yumara Rodrigues, atriz baiana que criticou a ditadura militar

Artista faleceu neste sábado (2), aos 90 anos

Yumara Rodrigues é conhecida por sua participação na peça 'Apareceu a Margarida'
Yumara Rodrigues é conhecida por sua participação na peça 'Apareceu a Margarida' |  Foto: Divulgação/SecultBA

Morreu neste sábado (2) a atriz Yumara Rodrigues, de 90 anos, conhecida por sua participação na peça 'Apareceu a Margarida', que tratava sobre a ditadura militar. A artista foi a óbito na própria casa que vivia em Salvador, capital baiana.

Leia mais:
Papai do ano? Davi Brito faz previsão sobre o futuro; saiba detalhes
Filho de ator de Sintonia nasce no carro a caminho da maternidade
Missa de sétimo dia de ex-ator da Globo é celebrada em Trancoso

A também diretora e produtora de teatro nasceu em Conde no ano de 1934, no interior do estado, e tinha Lygia Quintella Lins como nome de batismo. Yumara não era casada e também não deixa filhos. Quando chegou 50 anos de carreira, ganhou um documentário lançado no Teatro Martins Gonçalves.

Sua trajetória de sucesso durou cerca de 60 anos, onde conquistou cinco troféus Martim Gonçalves, uma das mais principais premiações de teatro na Bahia. Fez parte da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde criou leituras dramáticas que ajudaram na formação de mais atores.

Yumara é conhecida por ter criticado a ditadura militar na peça satíricz 'Apareceu a Margarida', em 1977, do dramaturgo e cineasta Roberto Athayde. A trama consistia em uma professora autoritária que gerava reflexões sobre a repressão do regime no Brasil.

O velório e a cerimônia de cremação de Yumara Rodrigues serão realizados neste domingo (3), às 14h, no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.

exclamção leia também