O cantor Erasmo Carlos faleceu aos 81 anos, nesta terça-feira (22). O artista estava internado no hospital Barra D'Or, há pouco mais de um mês (desde 17 de outubro), em decorrência de um quadro da síndrome de enemigênica. Doença caracterizada pelo excesso de líquido nos tecidos corporais. O estado de saúde foi informado pelo médico que cuidava da saúde do cantor em um boletim médico que foi divulgado em (26/10):
“No momento admitido no quarto, com quadro clínico estável, acordado, lúcido, deambulando e com previsão de alta nos próximos dias”, diz o boletim assinado pelos médicos Dr. Walter Homena e o diretor geral do hospital, Dr. Plínio Resende.
Na ocasião, a notícia era que o 'Tremendão do Brasil' estava lúcido e estável, inclusive, com perspectiva de alta nos dias posteriores, porém ao que tudo indica o quadro do cantor se agravou resultando em sua morte.
Carreira e trajetória
Erasmo Carlos nasceu em 1941, no Rio de Janeiro, e iniciou a sua carreira em 1958, com sua participação na banda The Snakes, que contava com o cantor Tim Maia como integrante.
O cantor ganhou muito fama e relevância com a Jovem Guarda, programa que foi lançado no Brasil no final dos anos 60, e lá ele recebeu o famoso apelido de “Tremendão”. Ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, o cantor ganhou uma legião de fãs e estourou, de vez, com ‘Festa de Arromba’ e ‘Minha Fama de Mau’.
Seu nome de batismo era Erasmo Esteves, mas o cantor adotou o sobrenome Carlos em homenagem a Roberto Carlos, que virou seu melhor amigo, ao notar diversas afinidades com ele. Com o novo sobrenome, o cantor fez o lançamento do EP ‘O Terror dos Namorados’, que alcançou o topo das paradas.
Com o fim do programa Jovem Guarda e após ser inocentado em acusação de corrupção de menores, o cantor passou por uma difícil fase em sua carreira, mas conseguiu se recuperar graças a seu amigo Roberto Carlos e a esposa dele, Narinha. Depois da ajuda, a carreira de Eramos decolou.
Erasmo Carlos tem um total de mais de 682 músicas, 643 gravações registradas no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), mais de 800 composições e 38 discos na carreira.
Filme
Erasmo Carlos teve a sua história contada no cinema, com o filme 'Minha Fama de Mau', estrelado por Chay Suede. O longa retrata a história do cantor desde seus tempos de adolescente, na Barra de Tijuca (RJ), até o grande momento de sua carreira no Programa Jovem Guarda. A produção também traz os momentos mais difíceis de sua carreira e como o artista se recuperou.