28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Luto na Música Popular Brasileira - 09/11/2022, 11:20 - Everton Santos- Atualizado em 09/11/2022, 11:51

Morre aos 77 anos a cantora Gal Costa

Assessoria da artista confirmou a morte, mas causa não foi revelada

Gal Costa era um dos grandes nomes do MPB
Gal Costa era um dos grandes nomes do MPB |  Foto: Carol Siqueira/Divulgação

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, na manhã desta quarta-feira (9) . A informação foi confirmada pela assessoria da artista, que não relatou a causa da morte.

Gal tinha dado um tempo em shows depois de passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Ela se apresentaria no festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora, para se recuperar da operação.

Maria das Graças Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de setembro de 1945. Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna ficou órfã de pai com 14 anos de idade. Trabalhou como balconista de uma loja de discos em Salvador. Em 1963 conheceu Caetano Veloso, apresentada por Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga e futura esposa do cantor.

Gal estreou no show “Nós, Por Exemplo”, ao lado de Caetano, Gilberto Gil, Bethânia e Tom Zé, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador

Foi justamente ao lado de Caetano, Bethânia e Gil que Gal integrou o grupo conhecido como Doces Bárbaros, rque ficariam marcados na memómia do público na década de 1970.

O último projeto digital lançado pela cantora se chama Nenhuma Dor e foi lançado em 2021 em comemoração aos 75 anos de Gal e e traz dez duetos com artistas das novas gerações, como Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Rubel, Silva, Criolo e Jorge Drexler. Interpretando canções de autoria de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Luiz Melodia, entre outros.

exclamção leia também