Faleceu nesta quarta-feira (9), um dos maiores diretores de teatro brasileiro, Aderbal Freire-Filho. O artista, que tinha 82 anos, estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, desde 2020, quando sofreu um AVC hemorrágico.
O diretor, nascido em Fortaleza, se formou em direito, mas fazia parte de grupos de teatro, desde os anos 50. Em 1972, Aderbal fez sua estreia nas direções com a peça ‘’O cordão umbilical’’, de Mario Prato. No ano seguinte, dirigiu o monólogo de Roberto Athayde, ‘’Apareceu a Margarida’’, que foi estrelado por Marília Pêra.
Ele também foi o criador do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (1989-2003), além disso, foi membro do Conselho Diretor do Festival Ibero-americano de Teatro, de Cádiz, na Espanha e coordenou a comissão criadora do curso de direção teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aderbal era casado com a atriz Marieta Severo, desde o início dos anos 2000, os dois consagram diversas parcerias de sucesso. Além de diretor, ele também era ator e apresentador de televisão.