
As fortes chuvas em novembro anunciaram o retorno da maior navegadora da Disney. Depois de conquistar o público em 2016, Moana retorna em mais uma aventura. Em seu segundo filme, depois de ouvir um chamado de seus ancestrais, a personagem vai em busca de outras civilizações. A protagonista vai contar com a ajuda de antigos aliados e novos amigos , numa trama repleta de muita música.
Confira o trailer:
O trio de diretores Dana Ledoux, Jason Hand e David Derrick Jr. mostram que estavam cheios de inspiração na hora da produção. A direção da animação é espetacular, conseguindo explorar diferentes ângulos durante as cenas de ação. Outro ponto de destaque é a identidade visual. A obra é repleta de momentos lindos, repleto de cores e que conseguem hipnotizar aqueles que assistem.
A sequência consegue expandir consideravelmente o universo estabelecido anteriormente. A trama apresenta novos deuses e lugares, além de aprofundar conceitos que haviam sido apresentados no primeiro filme. Com uma premissa baseada em exploração marítima, o longa consegue mostrar o quão vasto pode ser aquele universo. Ainda assim, fica o sentimento que existe muita coisa naquele mundo que o público ainda não conhece.
O novo elenco de personagens é bastante rico. Os novos tripulantes do barco de Moana possuem uma dinâmica muito única entre si, cada um com sua própria personalidade e tarefas. O elenco de divindades também é expandido. O destaque vai para a deusa morcego Matangi, que rouba os holofotes sempre que aparece. Com um design criativo e cheia de carisma, a deusa encanta qualquer um logo na primeira cena.
Um ponto negativo da continuação é a maneira como os acontecimentos se desenrolam de uma forma apressada. Apesar de ter uma duração similar ao de seu antecessor, a história parece ter sido desenvolvida às pressas.
No fim, alguns elementos acabam não sendo tão bem desenvolvidos. Além disso, apesar das músicas serem boas, nenhuma consegue alcançar o mesmo nível de qualidade da trilha sonora do primeiro longa.

'Moana 2' é uma continuação que não alcança o patamar do primeiro filme, mas que ainda possui muitas qualidades. Apesar de ter um visual deslumbrante e um bom elenco de personagens, a produção derrapa no roteiro e entrega uma história sem profundidade.
Continuação era uma série
Apesar de estar chegando aos cinemas, originalmente esse não era o plano para 'Moana 2'. Inicialmente, a sequência havia sido idealizada como uma série. Segundo Jennifer Lee, chefe de da Walt Disney Animation, a decisão de transformar a trama em um filme aconteceu porque o projeto estava se tornando “maior e mais épico”. "Estava ficando maior e maior, e mais épico e realmente queríamos vê-lo na tela grande. Criativamente, o projeto evoluiu, e sentimos que foi algo orgânico", contou em entrevista à Entertainment Weekly.
A decisão fica nítida na obra, de forma que muitos personagens parecem não receber a devida atenção, principalmente os que acompanham a heroína.
A própria Auli'i Cravalho, voz original de Moana, confirmou que muito material precisou ser cortado. "O que era planejado para a série teve que ser ajustado para que se encaixasse na história de Moana", afirmou.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos