
O bafafá envolvendo Jojo Todynho e o Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um novo patamar neste fim de semana. Depois da influenciadora criticar o funcionamento do SUS e ser rebatida por outras personalidades da internet, o Ministério da Saúde, órgão vinculado ao Governo Federal, resolveu entrar na ‘briga’ e defender a importância desse sistema.
Leia Também:
O Ministério da Saúde utilizou o perfil oficial no Instagram para fazer um comunicado em resposta às declarações da blogueira. Eles usaram a linguagem das redes sociais e fizeram vários trocadilhos sobre o caso, sem citar o nome de Jojo Todynho diretamente.
Para começar, a postagem fez uma brincadeira com uma das músicas da cantora, o hit ‘Que Tiro foi Esse?’, com o sobrenome artístico dela e com o bordão da apresentadora Cariúcha, que foi a primeira famosa a rebater os comentários de Jojo publicamente.
“Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, escreveram.
Em seguida, a publicação desmentiu uma das falas da carioca: “‘Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS. Veja os exemplos”.
Foi então que o Ministério da Saúde listou os serviços essenciais prestados à população a partir do SUS, como a doação de sangue e órgãos, vacinação, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da segurança promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em alimentos, medicamentos, água e viagens de ônibus ou avião.
Veja a postagem completa: