25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Deu o papo! - 08/01/2024, 22:04 - Larissa Falcão - Atualizado em 08/01/2024, 22:32

'Menino de Vó': compositora discorda de cunho policial dada a canção

Mãe Nininha de Oyá, compositora da canção, não aprovou a forma que a canção foi viralizada pelos PM's

Mãe Nininha de Oyá é a compositora do hit 'Menino de Vó'
Mãe Nininha de Oyá é a compositora do hit 'Menino de Vó' |  Foto: Reprodução/Youtube

A canção ‘Menino de Vó’, que viralizou nas últimas semanas e virou moda no meio policial após um soldado da Polícia Militar da Bahia usar o hit em vídeos de operações policiais, passou a ser usada como um termo para se referir a meliantes e criminosos. Apesar de trazer visibilidade para a música, a associação, no entanto, não agradou à criadora da canção.

Lançada há mais de 18 anos, a canção foi escrita pela ialorixá Zenilsa do Nascimento Cavalcante, 71 anos, conhecida como Mãe Nininha de Oyá. Em conversa com o Portal Massa!, a paraibana falou um pouco sobre a canção, e como se sentiu com a repercussão repentina da música.

Mestre de ‘Coco de Roda’, um ritmo cultural da região Nordeste, Mãe Nininha conta histórias sobre suas vivências, para alegrar a simples comunidade onde vive, através dos cocos. Mãe de quatro filhos e avó de “um caminhão inteiro de netinhos”, como ela diz, a ialorixá criou ‘Menino de Vó’ falando sobre um dos netos que sempre viajava e a deixava sozinha.

“Criei o ‘Menino de Vó’, pensando nesse meu netinho que viajava tanto e me deixava aqui sozinha, e foi assim que surgiu (...) Isso tem mais de 18 anos, mas eu registrei em 2012, quando fiz um demo que viralizou um pouco aqui na minha cidade, depois esfriou e agora surgiu de novo com força total”, revelou a ialorixá.

Apesar da repercussão, a compositora não gostou da forma que sua canção passou a ser entendida. “Eu fiquei triste, porque não foi para isso que eu fiz essa canção. Essa canção é amor, é carinho, é o netinho, é o amor de vó. Quando eu vi [a repercussão], não acreditei no que estava vendo”, desabafou.

A compositora, mesmo desapontada, revelou ter passado a entender o que os militares queriam dizer com a relação do ‘Menino de Vó’. "Eu entendi, eu escutei várias vezes palavrinha por palavrinha que saía da boca dos policiais, aí entendi que eles não queriam perseguir e empurrar o ‘netinho’ para o crime, e sim, dando um conselho para o ‘netinho’ não ir para o crime”, contou Mãe Nininha.

Mãe Nininha gravou uma versão da canção com o baiano Mister Galiza, que no videoclipe, conta com a participação dos policiais militares responsáveis por viralizar a canção. Diferente da forma repercutida, o videoclipe resgata um pouco da ideia inicial da canção, onde representa o ‘neto’ como uma pessoa de bem, sem ligação com a criminalidade.

“A nova versão da música me deixou feliz, passando o que eu sempre quis passar para o coração de todo mundo, é o amor de vó para o neto. Agora eu tô satisfeita com essa versão”, revelou Mãe Nininha, ao Portal Massa!

exclamção leia também