
Um trecho do programa É de Casa, da TV Globo, que virou meme em 2019, acabou virando caso de Justiça. A cena envolveu a pedagoga e artesã Raquel Motta do Amaral, que viralizou ao revelar que vendia uma peça de artesanato por apenas R$ 3, deixando a apresentadora Ana Furtado visivelmente chocada.
Leia Também:
Com a repercussão do momento nas redes sociais, uma pizzaria localizada no município de Eusébio, no Ceará, resolveu surfar na fama do meme. O estabelecimento usou a imagem de Raquel em postagens no Instagram e no Facebook para divulgar promoções, como uma tulipa de chope no valor de R$ 3.
O problema é que a artesã nunca autorizou o uso da sua imagem. As publicações ficaram no ar por mais de um ano, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020. Ao descobrir a situação, Raquel decidiu buscar seus direitos na Justiça.
Segundo o jornal O Globo, a 13ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a pizzaria a indenizar a artesã pelo uso indevido da imagem, transformando um meme de internet em caso judicial.
