Enquanto a Inteligência Artificial (IA) trouxe inúmeras possibilidades para facilitar a vida das pessoas, há muita gente mal-intencionada se aproveitando da tecnologia para criar fotos e vídeos íntimos falsos, técnica conhecida como "deepnudes". Recentemente, a atriz Mel Maia foi vítima desta técnica e teve a imagem usada em uma filmagem de sexo fake com o traficante carioca Corolla. O nível realista da montagem foi tão grande, que a artista precisou se pronunciar publicamente para explicar que não era verdade. Porém, ela não é a primeira famosa a sofrer com isso.
Além de Mel Maia, grandes nomes brasileiros e internacionais também acabaram caindo na web com montagens feitas por IA, especialmente mulheres, como Anitta, Isis Valverde, Nathalia Valente, Taylor Swift e Scarlett Johansson. Os bandidos virtuais não perdoam ninguém e até criaram deepnudes com atrizes que fazem personagens infanto-juvenis, como a jovem Jenna Ortega, que interpretou Wandinha.
Veja o que essas artistas falaram sobre o assunto após terem os rostos e os corpos envolvidos em cenas de sexo falsas e quais medidas elas tomaram contra os criminosos.
Anitta
A cantora foi vítima de falsos vídeos de sexo em 2022. Os arquivos foram divulgados em grupos no WhatsApp e ganharam uma grande repercussão, chegando ao conhecimento dela. Na época, a equipe da 'Girl from Rio' emitiu um comunicado para alertar que as imagens haviam sido editadas com Inteligência Artificial.
"Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra. Neste caso, muito mal feito, por sinal", contou a assessoria.
Isis Valverde
Pouco tempo depois de Anitta, em 2023, a atriz Isis Valverde teve fotos de biquíni editadas, com as peças de banho substituídas pelas partes íntimas de outra pessoa, para parecer que ela estava nua.
Isis ficou extremamente revoltada com a situação também emitiu uma nota sobre o assunto: "São [imagens] totalmente falsas e criadas através de recursos digitais com montagens artificiais. Adverte pela gravidade do assunto, pois o conteúdo é ilegal, inclusive para quem o reproduz".
Nathalia Valente
Os bandidos foram além no caso da tiktoker e ex-Fazenda Nathalia Valente. Além de criarem falsos nudes com a influenciadora, eles estavam vendendo as fotos editadas para usuários do Telegram e do X (antigo Twitter). Assim que descobriu a falcatrua, a moça ficou abalada e acionou a justiça para identificar os responsáveis.
Leia mais:
Mel Maia tem suposto vídeo íntimo com 'trafica' vazado e choca web
Mel Maia abre o jogo sobre suposto vídeo íntimo vazado; veja
"Várias pessoas já vieram me falar. Estão pegando fotos minhas, que eu posto aqui e tão fazendo umas montagens estranhas, bizarras. Isso é uma violação tão grande, minha intimidade, minha segurança, minha família… Tudo isso porque uma pessoa quer ganhar dinheiro!", desabafou.
Nathalia ainda garantiu que tomaria as medidas cabíveis diante do crime: "Vou pegar todo esse dinheiro sujo que essa pessoa sem caráter ganhou em cima de coisas falsas e vou doar! Não quero esse dinheiro na minha mão, só quero justiça! Pelo meu psicológico e o da minha família".
Scarlett Johansson
Uma das estrelas mais famosas da nova geração de atrizes, Scarlett Johansson é vítima há anos dessa pilantragem. Em 2019, antes mesmo das deepnudes se popularizarem e terem um toque maior de realismo, a artista já sofria com falsas cenas de sexo.
Em entrevista ao jornal americano The Washington Post, ela falou sobre a maneira que lida com o assunto. "Claramente isso não me afeta tanto, porque as pessoas assumem que não sou eu em um filme pornô, por pior que seja. Eu acho que é uma luta inútil, legalmente, principalmente porque a internet é um vasto buraco de escuridão que se consome. Há muito mais coisas perturbadoras na teia escura do que isso, infelizmente", afirmou.
Taylor Swift
Já a cantora Taylor Swift teve falsas fotos comprometedoras espalhadas na internet no começo deste ano. O rosto dela e do namorado, o jogador de futebol americano Travis Kelce, foram usados para compor imagens de atos sexuais e acabaram viralizando.
Apesar de não falar abertamente sobre a situação, Taylor Swift recebeu o apoio dos fãs, que levantaram uma hashtag para alertar as pessoas de que as fotos eram enganosas e pedir proteção para a cantora. Em poucas horas, as contas que haviam postado as montagens foram derrubadas.