
Nesta sexta-feira (24), em entrevista dada ao portal Metrópoles, cerca de 11 pessoas soltaramm a voz e falaram sobre os assédios sofridos por Marcius Melhem durante gravações nos estúdios Globo. As vítimas relataram que Melhem tinha o costume de “passar dos limites” em cenas com teor sexual e que também chegava a 'sarrar' o seu pênis ereto em seus corpos durante encenações e nos corredores do set.
Dentre as entrevistadas, além da Dani Calabresa, também estão as atrizes: Renata Ricci, Georgiana Góes, Verônica Debom e Maria Clara Gueiros, as roteiristas Luciana Fregolente e Carolina Warchavsky, os diretores Mauro Farias e Cininha de Paula, além dos atores Marcelo Adnet, ex-marido de Dani, e Eduardo Sterblitch.
O grupo das vítimas contou que Melhem forçava ''cenas de beijo'' com a língua, o que não acontece regularmente, e, além disso, que ele sempre dava uma desculpa para poder repetir a cena e fazer o ato novamente. O ator Marcelo Adnet conta que Marcius sempre era o primeiro a se escalar para fazer ''cenas mais quentes''.
A atriz e humorista Dani Calabresa, foi a primeira a soltar a voz e denunciar Melhem pelas práticas de assédio sexual e moral, ela conta que encaminhou casos em que o ator passava dos limites com as diretoras da TV Globo. Ela afirma que Melhem se aproveitava das brincadeiras.
“Eu não fui ao compliance primeiro. Eu fui primeiro a Mônica Albuquerque e a Jazatte (Maria Jazette Guedes da Costa, diretora de talentos artísticos na Globo) e falei para elas que estava insustentável trabalhar num ambiente em que eu comecei a perceber que eu era barrada dos convites; que eu não era liberada para as coisas; que eu estava trabalhando com tremedeira; que ele se aproveita das brincadeiras para brincar ereto; que ele pega de verdade; ele tenta enfiar a língua de verdade. Não é selinho, não é piada, não é brincadeira”.
Verônica Debom deu seu relato dizendo que sofreu um caso de importunação sexual, logo após ter gravado uma cena. "O Marcius olhou para mim e falou assim 'você fez bem essa cena, você é talentosa'. 'E pensar que você estava escondida em outra emissora, né? Você me deve um b0quete!'', disse a atriz.
Melhem por sua vez, negou todas as acusações feitas contra ele, porém confessa que teve comportamentos que não eram próprios. "Em perspectiva, tive comportamentos e fiz brincadeiras que, como chefe, eu não faria", afirmou.
"Nunca encostei pên1s ereto ou forcei beijo, no ambiente de humor acontece brincadeira para caramba." Em um certo momento da entrevista, o ator chegou até a descrever a acusação de assédio sexual como um golpe feito contra ele.
Dani Calabresa, então, afirmou que o humorista carregava uma estratégia consigo para desmerecer o relato das mulheres.
"Tem estratégia, e a estratégia é descredibilizar as vítimas, desqualificar as mulheres. Então, essa é uma amante vingativa, essa é uma ex-namorada louca, essa é uma 'ambiciosa que quer fama', ele inverte, tenta confundir a opinião pública e tenta manipular as narrativas para dizer que são todas loucas."