28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Moral tá grandona - 16/08/2023, 17:41 - Clara Oliveira

Mano Brown receberá título de Doutor Honoris Causa pela UFSB

Honraria foi aprovada por unanimidade durante Conselho Universitário

Parecer considera cantor como "indivíduo singular"
Parecer considera cantor como "indivíduo singular" |  Foto: Mauro Pimentel/AFP

O líder dos Racionais MC’S, Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido popularmente como Mano Brown, vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A honraria foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira (16), durante a reunião do Conselho Universitário. Caso aceite o título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene no mês de novembro.

O parecer apresentado considera o cantor como “um indivíduo singular”, além de enumerar o papel fundamental dele para a cultura brasileira. O Hip-Hop celebra 50 anos, tem o grupo liderado por Brown como um dos mais influentes grupos de rap do país.

A UFSB usou as redes sociais para anunciar a homenagem. “Nada melhor do que reconhecer pessoas que realizaram contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas”.

Joana Angélica Guimarães, reitora da universidade, reflete sobre a aprovação do título dado a Brown. "A titulação aprovada, por unanimidade, pelo Conselhos Universitário da UFSB reflete a importância dada pela nossa comunidade ao trabalho desenvolvido pelo Mano Brown, na arte, na cultura e especialmente na interlocução com jovens negros e negras de periferia que veem na música de Mano Brown uma forma de expressão que lhes dá voz, quando a sociedade lhes nega".

O título honoris é uma prática das universidades com objetivo de reconhecer o notório saber e as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade e em favor do desenvolvimento do país em inúmeras áreas. Os Racionais foi criado em Capão Redondo, zona sul de São Paulo e completa 35 anos contribuindo para a popularização da música rap e da cultura Hip-Hop, grupo é formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

exclamção leia também