O líder dos Racionais MC’S, Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido popularmente como Mano Brown, vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A honraria foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira (16), durante a reunião do Conselho Universitário. Caso aceite o título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene no mês de novembro.
O parecer apresentado considera o cantor como “um indivíduo singular”, além de enumerar o papel fundamental dele para a cultura brasileira. O Hip-Hop celebra 50 anos, tem o grupo liderado por Brown como um dos mais influentes grupos de rap do país.
A UFSB usou as redes sociais para anunciar a homenagem. “Nada melhor do que reconhecer pessoas que realizaram contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas”.
Joana Angélica Guimarães, reitora da universidade, reflete sobre a aprovação do título dado a Brown. "A titulação aprovada, por unanimidade, pelo Conselhos Universitário da UFSB reflete a importância dada pela nossa comunidade ao trabalho desenvolvido pelo Mano Brown, na arte, na cultura e especialmente na interlocução com jovens negros e negras de periferia que veem na música de Mano Brown uma forma de expressão que lhes dá voz, quando a sociedade lhes nega".
O título honoris é uma prática das universidades com objetivo de reconhecer o notório saber e as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade e em favor do desenvolvimento do país em inúmeras áreas. Os Racionais foi criado em Capão Redondo, zona sul de São Paulo e completa 35 anos contribuindo para a popularização da música rap e da cultura Hip-Hop, grupo é formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.