Mudança, renovação. Foi com esse espírito que Celsilene Reggo, a Mani, vislumbrou novas possibilidades para sua barraca, no bairro de Matatu de Brotas, e criou um molho à base de pimenta rosa, ingrediente que antes utilizava para objetivos farmacêuticos, mas descobriu ter um grande potencial na culinária.
Diante das mudanças radicais em curso, a empreendedora enfatiza que a reestruturação está totalmente voltada para satisfazer os clientes e afirma que ainda há muito mais por vir.
“Alguns clientes sempre perguntavam se tinha pimenta. Quando eu fiz uma viagem para a Chapada Dimantina, trouxe um mel com pimenta e as pessoas experimentarem. Quando a gente estava tentando realizar esse novo molho, conversando com Fabiana [irmã de Mani], foi ela que me trouxe a ideia da pimenta rosa", contou. "Sabendo que os baianos gostam muito de pimenta, tivemos essa ‘sacada’. Quis fazer um molho que fosse mais picante, porque não é comum você colocar pimenta em sanduíches", completou.
Depois de abandonar de vez o sanduíche x-calabreso, lançada em homenagem ao seu ex-companheiro, o vencedor do BBB 24, Davi Brito, a ‘empreendedora aventureira’, como se autodenomina, que até já vendeu brigadeiro, agora aposta em novas abordagens e almeja voos mais altos.
"Tenho um plano de continuar empreendendo, e algumas novidades estão por vir, que por enquanto ainda estou estudando. E quanto ao molho de pimenta rosa, ele ficará sim, permanente no cardápio da barraca", afirma.
Conheça a receita do molho à base de pimenta rosa:
INGREDIENTES
- 3 kg de tomate maduro
- 1½ cebola
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-rosa moída na hora a gosto
- 6 ramos de salsa
- 3 ramos de cebolinha verde
- 1 dente de alho
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino as cebolas. Reserve os tomates pelados numa tigela. Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola e o alho picados e tempere com uma pitada de sal e uma de pimenta-rosa.
Deixe a cebola cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia e com a cor mais amarelada. Essa etapa do refogado é essencial, pois deixa a cebola com sabor mais adocicado e o molho menos ácido.
Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Transfira os tomates para o liquidificador em etapas e bata sem acrescentar água. Para um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; para um molho tradicional mais fluido, bata até ficar liso.
Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, até que o molho fique encorpado. O tempo total de cozimento pode variar dependendo do tamanho da panela.
Prove o molho e, se necessário, acerte o sal. Adicione os ramos de salsa e cebolinha bem picados ao molho e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente algumas pimentas rosa inteiras para perfumar.
Use imediatamente ou armazene na geladeira por até 3 dias, ou no congelador por até 3 meses.