O funkeiro MC Daniel compartilhou com seus seguidores uma situação delicada que sua mãe, Daniela Amorim, passou durante uma viagem a Portugal, na Europa. Em um restaurante, a mãe do funkeiro chamou um garçom de 'moço' e recebeu uma bronca de um português.
Em vídeo gravado, por alguém que acompanhava Daniela no restaurante, não ficou claro qual a função do homem que a reaprendeu. No entanto, acredita-se que era um dos funcionários do local. A forma de se referir, considerada como educada pelos brasileiros, não é bem aceita pelos portugueses.
Visivelmente desconfortável após ser repreendida, Daniela questionou: "Aqui não há moço? Então como é?", perguntou ela. O homem disse que o correto seria chamá-lo de 'empregado', o que a incomodou mais ainda: "Empregado? No Brasil a gente não chama ninguém de 'empregado'", rebateu Daniela, surpresa com a resposta.
De forma curta e direta, o homem rebateu, deixando-a mais sem graça. "Você não está no Brasil. Onde é que você está?", questionou. Super sem graça, Daniela o chamou de grosso e disse que não sabia que o termo não era bem-vindo, mas que estava aprendendo com ele, e que se um disse ele fosse até o Brasil, aprenderia com ela.
Mas por quê a expressão não é bem-vista em Portugal?Em Portugal, o termo "moço" é usado para se referir a uma pessoa jovem, geralmente crianças de até 12 anos. Quando usada fora deste contexto, como no caso da mãe do funkeiro, a expressão se torna ofensiva aos portugueses, porque eles interpretam como uma pessoa "inexperiente".
Assista