28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Haja Amor - 19/01/2023, 13:22 - Da Redação

Luiz Caldas: Revolucionário e pai do Axé Music completa 60 anos

Cantor, compositor e multi-instrumentista não cansa de se reinventar

Luiz Caldas é o maior revolucionário da Axé Music
Luiz Caldas é o maior revolucionário da Axé Music |  Foto: Henriqueta Alvarez/ Divulgação

O pai do Axè Music, Luiz César Pereira Caldas, mas conhecido como Luiz Caldas, completou 60 anos nesta quinta-feira (19). Ele foi um dos responsáveis por revolucionar o gênero musical e o levar para os quatros cantos do Brasil. "Sem música, a vida seria um erro", afirma o cantor em uma das suas frase mais icônicas.

Luiz Caldas já contou várias vezes que possui uma ligação muito forte com a música, e que aos quatro anos de idade costumava sentar na cozinha para assistir a mãe, Zuleika, em seus afazeres. Enquanto eles ouviam música, o pai do axé ficava paralisado ouvindo aqueles sons que saíam do rádio.

O pai de Luiz, Durval Caldas, era policial rodoviário, e, por conta disso, ele acabou conhecendo alguns lugares da Bahia. Mas foi em Vitória da Conquista que ele começou a observar o seu irmão Durval Ângelo após algumas aulas de música e, a partir daí, o pai do axé music se tornou um autodidata e começou a reproduzir “de ouvido” as músicas que ouvia no rádio e fez da rua a sua escola de música.

Em 1979, Luiz Caldas assinou contrato com o grupo Tapajós para integrar a banda. Mas foi no começo de 1980 que veio o disco de estreia 'Ave Caetano', que colocou o cantor em destaque no cenário da música local. Já em 1982, ele começou a puxar o bloco 'Traz os Monte de Carnaval'.

Com o lançamento do disco 'Magia', em 1989, que foi gravado no Estúdio WD, e comprado pelo empresário e produtor Roberto Santa' Anna. Foi considerado o 'marco zero' do Axé, e é apontado como a obra que inaugurou o gênero do Axé Music.

Mudanda na música

O ritmo teve um papel importante e revolucionário no mercado fonográfico brasileiro. Transformando a Bahia em um grande polo cultural, o gênero deu aos baianos a oportunidade de fazer o seu próprio caminho, sem ter a necessidade de sair do estado para buscar o sucesso.

A canção que mais se destacou do disco foi 'Fricote', conhecida como 'Nega do Cabelo Duro'. Com um tom de deboche, a canção fez um sucesso estrondoso, e projetou o cantor para um sucesso nacional.

Além da música, Luiz sempre chamou a atenção dos pés a cabeça, além de fazer shows descalços, o artistas andava com as unhas pintadas e possuía um gngado único.

Em recente entrevista para um portal de notícias o pai do axé disse: "Hoje existe o politicamente correto e, às vezes, necessário também. Eu não escreveria essa canção hoje, a letra desta forma, mas existe e faz parte da história. É super alegre e positiva."

Dono de vários hits como Haja Amor, Tieta, Oque e Que Essa Nega Quer e Magia. Confira o vídeo abaixo e relembre de Luiz Caldas, cantando a música Fricote ao vivo em Salvador, no ano de 2005.

exclamção leia também