27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Racismo é crime! - 23/05/2025, 21:12 - Vinicius Viana

Jornalista da TV Bahia denuncia ataque racista nas redes sociais

Raphael Mascarenhas fez um desabafo sobre o episódio na web

Jornalista Raphael Mascarenhas denuncia racismo
Jornalista Raphael Mascarenhas denuncia racismo |  Foto: Reprodução/Instagram

O jornalista Raphael Mascarenhas, da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia em Feira de Santana, denunciou nas redes sociais que foi vítima de um ataque racista na internet. Ele compartilhou o comentário ofensivo de um internauta, que afirmou que ele estava "parecendo um bandido" e ainda disse que o cabelo do jornalista devia "feder demais".

Leia Também:

Atualmente usando tranças, Raphael se manifestou repudiando o ataque e pontuou que “não temos que dar atenção a pessoas desse nível, só tenho pena desse cara”.

O jornalista também fez um alerta sobre como episódios de racismo e preconceito impactam a vida de muitas pessoas. “Tem muitas pessoas que, por conta da cor, por conta da identidade sexual, acabam não tentando algumas vagas de trabalho por medo de situações como essa”, completou.

Assista

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SinjorBA), Moacyr Neves, emitiu nota repudiando o episódio e prestando solidariedade ao jornalista Raphael Mascarenhas.

Confira a nota:

"A prática de racismo é uma forma cruel de um ser humano se colocar perante o outro. Demonstra desprezo, fere a dignidade humana, corrói os pilares da democracia e ameaça o exercício da cidadania. Quando esse preconceito atinge jornalistas, a violência se estende também ao direito coletivo à informação, à liberdade de imprensa e à pluralidade de vozes na sociedade.

Para combater esse crime contra jornalistas, devemos, primeiro, denunciar e tornar públicos os casos, para que os racistas sejam identificados e conhecidos. Ademais, precisamos implementar políticas efetivas de inclusão e diversidade nos meios de comunicação, garantir segurança e apoio jurídico para os profissionais vítimas de racismo, fomentar a prática antirracista na sociedade e cobrar das autoridades ações concretas de investigação e punição aos agressores.

Indicamos aos colegas que não tolerem o racismo. Denunciem e façam boletins de ocorrência. A punição severa é uma arma poderosa contra esse crime vil e covarde."

exclamção leia também