![Medida chega após críticas e processos judiciais contra a Meta, empresa-mãe do Instagram](https://cdn.jornalmassa.com.br/img/Artigo-Destaque/1270000/380x300/Senadores-aprovam-projeto-para-proteger-criancas-n0127537800202411281859-ScaleOutside-1.webp?fallback=%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1270000%2FSenadores-aprovam-projeto-para-proteger-criancas-n0127537800202411281859.webp%3Fxid%3D6144357&xid=6144357)
Uma série de restrições será aplicada às contas de menores de idade no Instagram a partir desta terça-feira (11). A rede social da Meta vai reconfigurar automaticamente as contas de adolescentes no Brasil e América Latina com novas opções que só poderão ser desativadas por pais e responsáveis.
Leia mais:
Neymar 'coça o bolso' e compra três mansões milionárias; veja fotos
Evangélico, Davi Brito é detonado por amarrar fitinha na Igreja do Bonfim
As medidas foram anunciadas no fim do ano passado e serão implementadas em resposta aos processos judiciais e críticas da comunidade científica à empresa, que é acusada de ter ciência dos danos psicológicos causados às crianças e adolescentes.
Em entrevista à Folha, Antigone Davis, vice-presidente global de Segurança e Bem-Estar da Meta, reconheceu que é um desafio limitar o uso da rede social para adolescentes e confessou que as mudanças podem levar os adolescente a migrar do aplicativo.
"Esperamos que essas mudanças mudem o comportamento dos adolescentes em nossa plataforma e isso pode significar até mesmo que eles mudem para outro aplicativo. Mas nosso objetivo é fornecer essas proteções automáticas para que os pais confiem na nossa plataforma", disse.
Entenda as mudanças
Com as novas alterações, contas novas e existentes de adolescentes serão configuradas para serem privadas por padrão, desse modo, eles vão poder receber mensagens, menções e marcações de seguidores.
O Instagram também vai impedir que os adolescentes recebam notificações entre as 22h e 7h, além disso, restrições mais rígidas serão impostas a conteúdos com nudez, violência ou que promovam procedimentos estéticos.
Menores de 16 anos só vão conseguir remover as configurações com autorização dos pais. Os responsáveis também podem, por exemplo, aumentar o tempo de restrição das notificações, ver com quem os filhos estão conversando e definir um tempo limite de uso diário.