Um dos maiores ícones da música brasileira, o soteropolitano Raul Seixas completaria 79 anos hoje se estivesse vivo. E agora o poeta-compositor maluco beleza será o homenageado na edição 2024 da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), evento realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, que vai acontecer de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador.
Para celebrar o aniversário do homenageado, a Flipelô divulgou parte de sua programação, antecipada, em primeira mão, ao Grupo A TARDE. A primeira novidade é a mesa “O baú do Raul”, que vai acontecer no dia 8 de agosto (quinta-feira), às 19h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. A conversa mediada por Pedro Bial vai contar com a participação da produtora Kika Seixas, do escritor e compositor Sylvio Passos, e do compositor e cantor Carlos Eládio.
“Estamos preparando uma programação à altura do nosso homenageado. Um grande poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro. Um mestre das palavras, que desde a infância desenvolveu uma paixão pelos livros, pensava em ser escritor e citava Jorge Amado como referência”, destaca Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.
“Hoje estamos muito felizes em divulgar a mesa que vai debater a vida e obra de Raul Seixas e será mediada pelo jornalista Pedro Bial”, completou.
Segundo os organizadores, durante o mês de julho, novas mesas serão anunciadas. A programação completa da Flipelô será divulgada no dia 30 de julho em coletiva com a imprensa.
A Flipelô 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio da CCR (por meio do Instituto CCR), SICOOB e Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.
Sobre os participantes
PEDRO BIAL – é jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador. Como jornalista, teve atuação mais marcante como correspondente internacional, entre 1988 e 1996. Atualmente comanda o talk show ‘Conversa com Bial’ e os programas ‘Linha Direta’ e ‘Som Brasil’ na TV Globo.
KIKA SEIXAS – Produtora, trabalhou na Warner com figuras como Elis Regina e Raul Seixas, com quem teve uma filha em São Paulo em 1981. Após separar-se dele em 1984, continuou no meio musical nos EUA e trabalhou em projetos significativos para Raul, como ‘O Baú do Raul’. Atualmente, é produtora e agente de seu marido, Arnaldo Brandão, e de sua filha, DJ Vivi Seixas.
SYLVIO PASSOS – Gaitista, produtor cultural e fonográfico, escritor, compositor e fundador do Raul Rock Club/Raul Seixas Oficial Fã-Clube (1981) em homenagem a seu amigo e ídolo. Participou na produção do documentário de Walter Carvalho, “Raul: O Início, O Fim e o Meio” (2012). É responsável pela produção de álbuns inéditos e reedições do Maluco Beleza. Autor dos dois primeiros livros publicados sobre a vida e obra de Raul Seixas, “Raul Seixas Por Ele Mesmo” (1991) e “Raul Seixas, Uma Antologia” (1992). Apresentador do programa "Pergunte ao Carimbador Maluco", onde esclarece dúvidas de fãs de Raul Seixas sobre sua vida e obra, de maneira descontraída, sucinta e bem-humorada.
CARLOS ELÁDIO – é compositor, músico, cantor e publicitário. Nos anos 1960, iniciou a sua parceria musical com Raulzito e atuou na gravação do primeiro álbum da carreira artística de Raul, o histórico “Raulzito e Os Panteras”, lançado em 1968 pela Odeon.