Filhos do cantor de pagode Wagner Duarte, conhecido como Vavá, foram diagnosticados com escabiose, a sarna humana, após serem contaminados na escola municipal onde estudam em Santos, litoral de São Paulo. A informação foi revelada pelo artista, e a diretora da instituição confirmou que a unidade está em surto com a doença.
Segundo informações da prefeitura da cidade, até o momento, 12 estudantes e uma funcionária da Unidade Municipal de Educação Emília Maria Reis foram diagnosticadas com a doença e, por isso, foram afastadas das atividades escolares para evitar a propagação da escabiose.
A diretora da escola confirmou à CNN que a situação é bastante delicada, e que o primeiro caso de de sarna foi recebido na última quarta-feira (19). "Hoje nós temos 15 casos confirmados, mas é uma questão de circulação. A gente vem tomando todos os procedimentos, em relação a questão de orientação, de higienização, enquanto escola. Nós fizemos os encaminhamentos para a saúde do que estava acontecendo, a saúde veio até a escola e verificou, então assim, a gente está cumprindo com todos os protocolos", explicou.
"A limpeza que nós estamos fazendo é com o nosso pessoal da limpeza mesmo. A escola tem o setor de limpeza que é terceirizado. E a gente conta com sete funcionários, então esses sete funcionários estão fazendo higienização com álcool e cândida que é o que a gente trabalha todos os dias, independente de sarna ou não e a gente enquanto a equipe tem fortalecido as ações. Porque todos nós estamos sujeitos a pegar a sarna", completou.
Apesar dos casos confirmados, a Prefeitura de Santos assegurou que as aulas na unidade de ensino continuam normalmente, com a autorização do Departamento de Vigilância em Saúde. A Secretaria de Educação, em conjunto com a Supervisão de Ensino e o Programa Saúde na Escola, está monitorando de perto a situação para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
A escabiose é uma infecção cutânea causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, transmitida principalmente por contato direto com a pele infectada. Os sintomas incluem coceira intensa e erupções cutâneas.