Gabriel Costa Penna Burgo, único filho da cantora Gal Costa, entrou com um pedido a Justiça solicitando uma exumação dos restos mortais da mãe. Ele alega que está com uma "dúvida razoável" sobre a 'verdadeira" causa da morte de Gal, no dia 9 de novembro de 2022.
A suspeita surge após Gabriel ter descoberto somente após a morte de sua mãe que ela estava lutando contra o câncer. "Eu não sabia que ela estava doente, com câncer e com complicações no pulmão. Só fui saber quando saiu a notícia. E fui o último a saber disso.", disse ele em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com Vanessa Bispo, advogada da ex-companheira e viúva de Gal, Wilma Petrillo, a cantora faleceu devido a "um câncer agressivo na região do nariz, conforme atestam prontuários médicos do hospital Albert Einstein". O atestado de óbito de Gal lista como causa da morte "infarto agudo do miocárdio, neoplastia maligna de cabeça e pescoço".
A cantora já havia inclusive passado por uma cirurgia para a remoção de um nódulo nasal em setembro de 2022.
Entretanto, a defesa de Gabriel contesta essa afirmação, alegando que a situação envolvendo a morte de Gal é "misteriosa". Uma petição apresentada pelo jovem de 18 anos questiona como sua mãe veio a falecer, considerando que a morte ocorreu "subitamente".
O documento também ressalta que embora haja sinais de um tumor maligno (neoplastia), isso não pode ser considerado como a causa direta da morte, mas sim como uma "circunstância correlata ao falecimento", que requer uma investigação apropriada, como uma autópsia.