O tradicional Festival da Cultura Japonesa de Salvador acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Parque de Exposições de Salvador, mas os admiradores do Bon Odori não precisaram aguardar até o próximo fim de semana para começar a curtir as atrações do evento. Nesta sexta (18), o Shopping da Bahia recebeu algumas das programações da grande festa de forma gratuita, garantindo muita música, dança, oficinas culturais e desfile de cosplay para quem foi acompanhar. Nesse sábado (19), das 11h às 16h, ainda tem muito mais.
Para Marcelo Naoto Shimizu, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA), ir ao Bon Odori se tornou uma tradição da família. Agora, fazendo parte da organização do evento, o olhar encantado não perdeu o brilho que carregava quando era apenas uma criança, mas as responsabilidades são outras.
“A Organização é um pouco trabalhosa. Muitas coisas, muitos compromissos, mas quando a gente chega lá e vê o evento todo montado, o povo gostando, é uma satisfação imensurável Então eu acho que é um trabalho que traz uma gratificação muito boa”, disse ele ao Portal MASSA!.
Com expectativa para receber cerca de 80 mil pessoas durante os três dias, o Bon Odori faz sucesso na capital baiana. Para Marcelo, existe uma explicação para isso: “Eu acredito que aqui em Salvador, especificamente, temos uma falta de evento de caráter cultural em que a gente consiga levar no mesmo evento crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos. Então, além da cultura japonesa, eu acredito que o nosso evento foi abraçado pela população por causa disso”.
Baianos com corações japoneses
A pequena Melissa de Carvalho tem 10 anos e é apaixonada pela cultura japonesa. “Eu vim aqui por conta de que eu gosto muito do Japão, eu acho muito lindo, também pelos personagens, que eu gosto muito de anime, e também pelos origamis”, contou ela.
Acompanhada pela mãe, a menininha fez até um penteado especial para ir ao evento no shopping. Feliz em ver os personagens que assiste de pertinho, Melissa se divertiu na tarde de hoje.
Letícia Leite, de 27 anos, é uma mamãe orgulhosa e se jogou na brincadeira para acompanhar a filha. Apesar de não ter a mesma paixão que a garotinha, ela acabou se encantando ao conhecer um pouco da programação do festival. “Eu acho magnífico, porque você tem contato com culturas diferentes, porque a cultura japonesa é bem diferente da brasileira, então é um choque. É impressionante como as pessoas são engajadas”, opinou.
Já Bianca Harley é fã de carteirinha do festival e aproveitou um tempinho livre para ‘sextar’ no pré-Bon Odori: “Vou em todos os eventos, assisto anime, vejo tudo baseado na cultura japonesa de série a filme desde sempre”.