27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Bon Odori - 18/08/2023, 20:56 - Dara Medeiros- Atualizado em 18/08/2023, 21:34

Festival da Cultura Japonesa faz prévia em shopping e anima fãs

O evento acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Parque de Exposições

O evento no shopping reuniu fãs e admiradores do japão
O evento no shopping reuniu fãs e admiradores do japão |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O tradicional Festival da Cultura Japonesa de Salvador acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Parque de Exposições de Salvador, mas os admiradores do Bon Odori não precisaram aguardar até o próximo fim de semana para começar a curtir as atrações do evento. Nesta sexta (18), o Shopping da Bahia recebeu algumas das programações da grande festa de forma gratuita, garantindo muita música, dança, oficinas culturais e desfile de cosplay para quem foi acompanhar. Nesse sábado (19), das 11h às 16h, ainda tem muito mais.

Para Marcelo Naoto Shimizu, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA), ir ao Bon Odori se tornou uma tradição da família. Agora, fazendo parte da organização do evento, o olhar encantado não perdeu o brilho que carregava quando era apenas uma criança, mas as responsabilidades são outras.

Marcelo Naoto Shimizu vai ao festival desde criança
Marcelo Naoto Shimizu vai ao festival desde criança | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

“A Organização é um pouco trabalhosa. Muitas coisas, muitos compromissos, mas quando a gente chega lá e vê o evento todo montado, o povo gostando, é uma satisfação imensurável Então eu acho que é um trabalho que traz uma gratificação muito boa”, disse ele ao Portal MASSA!.

O evento também teve jogos de dança
O evento também teve jogos de dança | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Com expectativa para receber cerca de 80 mil pessoas durante os três dias, o Bon Odori faz sucesso na capital baiana. Para Marcelo, existe uma explicação para isso: “Eu acredito que aqui em Salvador, especificamente, temos uma falta de evento de caráter cultural em que a gente consiga levar no mesmo evento crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos. Então, além da cultura japonesa, eu acredito que o nosso evento foi abraçado pela população por causa disso”.

Baianos com corações japoneses

A pequena Melissa de Carvalho tem 10 anos e é apaixonada pela cultura japonesa. “Eu vim aqui por conta de que eu gosto muito do Japão, eu acho muito lindo, também pelos personagens, que eu gosto muito de anime, e também pelos origamis”, contou ela.

Acompanhada pela mãe, a menininha fez até um penteado especial para ir ao evento no shopping. Feliz em ver os personagens que assiste de pertinho, Melissa se divertiu na tarde de hoje.

Melissa e Letícia se divertiram ao lado dos personagens
Melissa e Letícia se divertiram ao lado dos personagens | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Letícia Leite, de 27 anos, é uma mamãe orgulhosa e se jogou na brincadeira para acompanhar a filha. Apesar de não ter a mesma paixão que a garotinha, ela acabou se encantando ao conhecer um pouco da programação do festival. “Eu acho magnífico, porque você tem contato com culturas diferentes, porque a cultura japonesa é bem diferente da brasileira, então é um choque. É impressionante como as pessoas são engajadas”, opinou.

Já Bianca Harley é fã de carteirinha do festival e aproveitou um tempinho livre para ‘sextar’ no pré-Bon Odori: “Vou em todos os eventos, assisto anime, vejo tudo baseado na cultura japonesa de série a filme desde sempre”.

exclamção leia também