A atuação de Fernanda no filme 'Ainda Estou Aqui' tem sido elogiada por inúmeros críticos ao redor do mundo e muito tem se especulado sobre uma possível indicação dela ao Oscar de Melhor Atriz.
Mas quais são as verdadeiras chances da atriz brasileira ganhar o prêmio mais importante do cinema mundial? O Portal MASSA! separou algumas questões que podem influenciar na escolha dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que decidem o indicados e vencedores do Oscar.
Vale lembrar que o Brasil nunca recebeu o prêmio de Melhor Atriz e bateu na trave em 1999 com a indicação de Fernanda Montenegro pelo filme Central do Brasil. Na ocasião, a veterana perdeu o prêmio para a atriz norte-americana Gwyneth Paltrow.
Foto no Instagram pode ser diferencial
Os brasileiros ficaram em 'alta' depois que o perfil oficial da premiação publicou uma foto com Fernanda Torres durante o Governors Award, prêmio que antecipa os indicados ao Oscar. O post estourou e até agora são 2,6 milhões de curtidas, um número muito superior às fotos de outros artistas publicada pela página.
O 'hit' nas redes sociais pode ser um importante reconhecimento para a Academia, que busca se reconectar com o público após cerimônias com menores audiências no últimos anos.
Apesar disso, um dos fatores que mais definem quem leva o prêmio para casa é a campanha de divulgação realizada pela equipe do longa. Fernanda Montenegro e outros atores do elenco, como Selton Mello, têm feito uma longa temporada nos Estados Unidos, participando de festas, encontros e demais premiações para promover o filme.
A campanha tenta não só a vaga para Melhor Atriz com Fernanda Torres, mas também busca as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Direção (Walter Salles), Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).
Afinal de contas, o Brasil tem chances de Oscar?
'Ainda Estou Aqui' foi escolhido pela Academia de Cinema Brasileira, organização que escolhe os filmes que vão ao Oscar, para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme internacional. O filme está bombando nos termômetros de diversos veículos tradicionais de cinema, como a Variety, IndieWire, The Guardian e The Hollywood Reporter na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
A lista de pré-selecionados deve ser divulgada em dezembro, enquanto os indicados saem em janeiro. O público brasileiro fica na torcida para que nosso representante leve a estatueta para casa. Uma possível vitória traria os holofotes do mundo inteiro para o cinema brasileiro, fator importantíssimo para o crescimento da sétima arte no país.
Sobre o filme 'Ainda Estou Aqui'
Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e um dos fortes candidatos ao Oscar 2025, o filme 'Ainda Estou Aqui' tem emocionado diversas plateias com uma história baseada em fatos reais. A trama é ambientada nos anos 70, um dos períodos mais repressivos da ditadura militar e retrata o sofrimento de uma esposa e seus filhos após o desaparecimento do marido, que nunca retorna após ser levado por militares a paisana.
Dirigido por Walter Salles, o longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. No filme, a atriz Fernanda Torres vive Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, além disso, tem participação especial de Fernanda Montenegro no mesmo papel da filha, anos depois na história.