27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Novidades - 29/01/2026, 16:23 - Artur Soares - Atualizado em 29/01/2026, 17:31

Ex-Calcinha Preta, Silvânia e Berg resgatarão memórias em Salvador

Dupla gravará audiovisual no Pelourinho, nesta quinta-feira (29), com entrada gratuita

Berg Rabelo e Silvânia Aquino
Berg Rabelo e Silvânia Aquino |  Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

O universo do forró será inundado por uma onda de nostalgia. Os cantores Silvânia Aquino e Berg Rabelo, ex-vocalistas da Calcinha Preta, estão prestes a gravar seu primeiro DVD como uma dupla. Intitulado ‘Duas Paixões’, o projeto será gravado nesta quinta-feira (29), às 19h, no Largo do Pelourinho. Durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no Hotel da Bahia by Wish, a dupla comentou o que o público pode esperar do novo projeto.

Com entrada gratuita, o show marca o reencontro dos cantores. Ambos dividiram os palcos quando faziam parte da Calcinha Preta, no início dos anos 2000. Apesar de Berg ter deixado o grupo em 2004, Silvania continuou até 2016, ano em que decidiu dar uma pausa junto com a cantora Paulinha Abelha. Após dois anos afastada, a sergipana retornou ao Calcinha Preta, onde permaneceu até o fim do ano passado, quando anunciou sua saída definitiva.

Leia Também:

Memórias em Salvador

A escolha de Salvador como palco para o primeiro DVD não foi por acaso. O local possui um peso simbólico e uma memória afetiva para os dois cantores. “Não poderia ser em outro lugar que não fosse aqui em Salvador, que é onde realmente nossa história começou. Gravamos nosso primeiro DVD da antiga banda aqui em Salvador, foi um recorde de público”, revelou Silvânia Aquino.

História de respeito

O objetivo em ‘Duas Paixões’ é revisitar a história de Silvânia e Berg, como uma espécie de viagem no tempo por meio da música. Por conta disso, eles optaram que o primeiro DVD não tivesse participação de outros artistas.

“A gente conversou, sondou e definiu que iríamos mostrar a nossa história. As pessoas estão acostumadas demais a todos DVDs terem muitas participações. A gente definiu que nossos admiradores, nossos fãs, precisam ver a nossa história e decidimos não ter nenhuma participação, para mostrar a nossa raiz e tudo o que a gente fez”, explicou Berg Rabelo.

Mesmo esbanjando felicidade com a nova fase da carreira, Silvânia não deixou de abraçar seu legado. A artista comentou sua passagem pela Calcinha Preta e como foi fundamental para a banda. “Minha história está lá, 25 anos não são 25 dias. Eu amo demais a marca, eu tenho certeza que ajudei ela a chegar onde chegou, não sou hipócrita de dizer que não”, disse. “Trabalhar o meu nome, Silvânia, eu acho que é muito importante. Eu sei que a marca também me ajudou, mas trabalhar hoje meu nome, eu tô milhões de vezes mais feliz”, concluiu.

Cantores durante a coletiva de imprensa
Cantores durante a coletiva de imprensa | Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

Após liderar uma banda por 25 anos, não é uma tarefa fácil começar uma nova jornada. Apesar disso, a sergipana não considera esse como um “recomeço” para sua carreira. “Eu não gosto da palavra recomeçar, gosto das palavras desafio e continuar. É um trabalho que todo mundo já conhece, tanto o meu quanto o dele [Berg]. Então, estamos dando continuidade a um trabalho que todo mundo já conhece”, afirmou.

Reencontro

A nova dupla está sob gestão da Camarote Shows, empresa que pertence ao cantor Wesley Safadão. O reencontro dos antigos amigos aconteceu por acaso, como se o universo estivesse conspirando ao seu favor. “Eu já estava em conversa com a Camarote, havia desistido da minha carreira solo e de repente estoura a bomba que Silvânia tinha saído da banda, aí juntou o útil ao agradável. Foi maravilhoso, veio toda a ideia do DVD, do projeto, de Salvador”, detalhou Berg.

Apesar desta ser considerada a grande “inauguração” do projeto, eles já subiram ao palco juntos, no último domingo (25), quando fizeram uma participação especial no show de Safadão, durante o Festival de Verão. Ao longo desses mais de 20 anos separados, muita coisa mudou na dinâmica dos dois durante uma performance musical.

“Eu tô estranhando porque Berg tem uma energia surreal, ele e Wesley você pode ligar até 5 horas da manhã. Berg é muito intenso em tudo o que ele faz, eu sou mais calma, mais lenta. Está sendo muito bom, já trabalhamos muito e já sabia que ele era assim, mas essa energia de agora eu acho que está diferenciada. Eu tô amando tudo isso”, analisou Silvânia.

Clássicos e novidades

O repertório vai apresentar oito canções inéditas, além de revisitar clássicos que marcaram a carreira dos dois. Ao todo, o lançamento contará com 30 faixas, que também inclui releituras e regravações. “Além das inéditas, vão ter sucessos consagrados nas nossas vozes, seja na voz de Silvânia, na minha voz ou nas vozes dos dois. Não pode faltar, faz parte da história. Vai ter regravação também de músicas nacionais, vai estar bem recheado de coisas boas”, pontuou Berg.

Após a gravação, não deve demorar muito para o público poder curtir as novas canções presentes em ‘Duas Paixões’. O cearense garante que a primeira canção será lançada ainda em fevereiro. “A primeira música sai rápido, a gente precisa correr para a primeira música sair em 10 ou 15 dias, no máximo. A gente quer fazer esse lançamento de uma ou duas músicas em no máximo 15 dias e depois ir lançando outras”, revelou.

exclamção leia também