O documentário 'Pra Sempre Paquitas', disponível no Globoplay, reacendeu debates sobre o famoso ensaio nu de Luciana Vendramini na Playboy. A edição, que saiu em dezembro de 1987, continua a ser lembrada, especialmente pela capa em que a atriz aparece vestida como paquita, embora nunca tenha sido parte do elenco da atração infantil.
Leia mais:
Saiba como ficam os shows de Gusttavo Lima após decreto de prisão
Advogados de Deolane celebram decisão judicial em barzinho; veja
Um ponto que chamou a atenção foi o fato de Luciana ter posado nua antes de completar 18 anos. Em uma entrevista de 2017 ao programa “Luciana By Night”, a atriz afirmou que, na época, era virgem e nunca havia se despido na frente de um homem.
Contrariando a crença popular, a descoberta de Luciana não ocorreu nos palcos do "Xou da Xuxa". Um olheiro da Playboy a viu em uma foto que a mostrava distribuindo panfletos de patins em um posto de gasolina na Lagoa, no Rio de Janeiro. Essa foi a porta de entrada para o mundo das revistas masculinas, especialmente depois que Luciana se inscreveu para ser paquita, o que contribuiu para a assinatura do contrato.
Durante o ensaio para a revista, em Angra dos Reis, Luciana, acompanhada pela mãe, se sentiu intimidada ao se despir, o que resultou em lágrimas e uma briga com o fotógrafo JR Duran que durou dois dias.
"Eu estou com a câmera, tudo pronto, e aí — ela começa a chorar! Não queria tirar a roupa. Eu sei, isso é normal, às vezes acontece, mas naquela situação? E aí, o que é que eu faço? Minha obrigação profissional era convencer a menina a tirar a roupa e voltar com as fotos prontas. Eu pedia socorro à produtora de fotografia e voltava pra garota: "Olha, minha filha, se não quiser, não faz." Mas todos nós sabíamos que ela tinha de fazer.", disse o fotografo relembrando a situação em uma entrevista à "Playboy", em 2003:
Após a publicação, Luciana rapidamente ganhou notoriedade, sendo recebida em desfiles e eventos. Sua fama cresceu a tal ponto que ela precisou mudar de endereço devido ao assédio. Em 2004, depois de anos recusando propostas, decidiu posar nua novamente para a revista, desta vez na edição especial "As Ninfetas de Playboy".