25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Enfrentamento à violência - 05/10/2023, 21:44 - Beatrice Magalhães

Espetáculo “Vamos dar a Meia Volta” estreia em Salvador

O Coletivo Cênico Sonhos em Movimento lança apresentação protagonizada por adolescentes, que compartilham alertas sobre violência sexual

14 adolescentes sobem aos palcos  para falar do enfrentamento à violência sexual.
14 adolescentes sobem aos palcos para falar do enfrentamento à violência sexual. |  Foto: Instituto Aliança

O Coletivo Cênico Sonhos em Movimento, composto por adolescentes que faziam parte do projeto “#RefazendoSonhos”, lança em Salvador o espetáculo “Vamos Dar a Meia Volta”. A apresentação, que trata de violência sexual em forma de alerta, acontece no dia 07 de outubro, às 16h, no espaço Boca de Brasa, Subúrbio 360.

A apresentação será com chamada única e classificação indicativa de 12 anos. A entrada é aberta ao público e gratuita. O roteiro de Vamos dar a Meia Volta faz referência à música infantil “ciranda-cirandinha”, com intenção de convidar o público para entrar numa ciranda e roda de enfrentamento à violência sexual e dar a meia volta para combater os casos de abuso as crianças e adolescentes.

O momento considerado “ponto alto” da apresentação é a roda de conversa com o público sobre o tema da violência sexual. Ao fim, os adolescentes retornam ao palco e se sentam para um bate-papo com o público. Neste momento, qualquer pessoa da plateia pode trazer perguntas, comentários ou mesmo tirar dúvidas e os próprios atores conduzem a conversa, a partir do que aprenderam durante a formação do projeto.

De acordo com Marco Lupi, coordenador local do #RefazendoSonhos, o projeto inaugura uma fase nova de autonomia na vida dos 14 adolescentes que sobem aos palcos. “A experiência feita pelos e pelas adolescentes no coletivo cênico é, também, um exercício de diálogo, de amadurecimento e de ampliação da participação com foco na garantia de direitos”, explica Marco.

exclamção leia também