25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Meio ambiente - 11/08/2023, 22:15 - Dara Medeiros

Espaço Flipelô Verde leva conscientização de forma divertida ao povo

O projeto 'ODS nas Ruas' fez oficinas infantis e distribuiu mudas de plantas para adultos

Projeto ODS nas Ruas promove conscientização ambiental
Projeto ODS nas Ruas promove conscientização ambiental |  Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Em meio aos livros, rodas de conversa, apresentações musicais, rotas culinárias e exposições em museus, a Flipelô achou uma oportunidade para falar sobre a importância das questões ambientais. Em parceria com o projeto ‘ODS nas Ruas’, que já esteve presente no evento três vezes, foi criado o Espaço Flipelô Verde com o objetivo de conscientizar a população de forma divertida. Ele fica localizado no Terreiro de Jesus.

Baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a iniciativa surgiu por meio do vereador André Fraga (PV), que carrega um mandato ambientalista, e se desdobra em atividades para todos os públicos, desde crianças a adultos. “A ideia é que a gente faça distribuição de mudas, faça mutirões de hortas comunitárias, trabalhe com vegetação de caatinga, enfim, é uma série de ações que a gente desenvolve para trazer educação ambiental, trazer a pauta da sustentabilidade, da crise climática para a sociedade”, explicou Manuela Accioly, assessora parlamentar, ao Portal MASSA!.

Aprender brincando

Para se comunicar com as crianças, o Espaço Flipelô Verde ofereceu oficinas interativas e dinâmicas. As atividades também agradaram os pais e responsáveis, que encontraram em meio à festa literária mais um local para os filhos aprenderem enquanto brincam.

“A Flipelô é uma oportunidade de trazer esses temas para crianças através de oficinas, então hoje a gente conversou sobre identidade, sobre tintas naturais que não agridam o meio ambiente, estamos aqui com a participação da Solos falando sobre resíduos, sobre coleta seletiva e reciclagem”, contou Manuela Accioly.

O espaço Flipelô Verde atraiu muitas crianças
O espaço Flipelô Verde atraiu muitas crianças | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Lia Scoggia nasceu em Porto Alegre, mas é baiana de coração há 17 anos, quando se mudou para Salvador. Mãe de duas crianças, ela é um exemplo claro de um cuidador que adorou a ideia. “A gente gosta muito, porque o Pelourinho é um lugar que precisa receber esse movimento. A cidade é das crianças e normalmente o Pelourinho é um lugar um pouco hostil para as crianças. Então acho que é a oportunidade ideal deles virem, experienciarem isso daqui e se vincularem ao centro histórico”, elogiou.

Mudinhas para todos

Mas não foi só a criançada que recebeu atenção do ODS nas Ruas não. Para jovens, adultos e idosos, o projeto ofereceu mudas de plantas para incentivar o reflorestamento. A jovem Stefany Oliveira, de 24 anos, não esperava levar um pedacinho da natureza para casa quando topou vir à Salvador para participar pela primeira vez da Flipelô.

Natural de Serrinha, no interior do estado, e estudante de história na Uneb, a jovem foi surpreendida ao descobrir um ponto verde em meio aos livros. “Eu achei muito fofo, porque nunca vi em uma feira literária um projetinho com plantas”, disse ela.

Stefany e Ana Beatriz garantiram suas plantinhas
Stefany e Ana Beatriz garantiram suas plantinhas | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Ela veio em grupo, mas não desgrudou da estudante de letras Ana Beatriz, que a incentivou a se cadastrar e levar a mudinha para casa. Para a moça, que tem apenas 20 anos, esse espaço deixou a sua experiência com a Flipelô ainda melhor: “Me surpreendeu de fato, porque as atrações são realmente importantes. Eu vim também porque tem duas escritoras que eu quero muito que assinem meus livros e eu tô adorando a oportunidade de conhecer esse espaço com tanto conteúdo, tanto cultural, como histórico, quanto literário também”.

exclamção leia também