26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Tradição - 07/02/2025, 07:00 - Artur Soares* - Atualizado em 07/02/2025, 07:15

Entrevista: novo circuito e homenagem ao axé! Tio Paulinho revela novidades do Bloco Happy

Com Filhos de Jorge, bloco vai desfilar pela primeira vez no Campo Grande

Tio Paulinho, organizador do Bloco Happy
Tio Paulinho, organizador do Bloco Happy |  Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Carro de apoio, trio elétrico, cordas e seguranças. Quem vê de longe nem imagina que estamos falando de um bloco voltado para crianças. Criado há 31 anos, o Bloco Happy é a mais antiga atração infantil em atividade no Carnaval de Salvador. Unindo tradição e novidade, o bloco vai adotar algumas mudanças em 2025. Com participação da banda Filhos de Jorge, este ano o Happy vai desfilar pela primeira vez no Circuito Osmar.

Dessa vez, o lugar de partida do bloco é o Wish Hotel, no Campo Grande. A decisão de sair do Circuito Dodô (Barra-Ondina) foi motivada principalmente por questões de segurança e logística. “Como a Barra está crescendo muito, tem muito mais veículos e estruturas. A gente realmente viu que estava complicado fazer nosso desfile pela manhã", disse Tio Paulinho, criador do Bloco Happy, em entrevista ao MASSA!.

Apesar da alteração, ele garante que a essência da festa vai continuar a mesma. “A gente está mudando de circuito, mas não de astral. O astral, a alegria e a estrutura vão ser os mesmos, porém em um ambiente diferente, que é tão bom quanto o outro”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Entrevista: novo circuito e homenagem ao axé! Tio Paulinho revela novidades do Bloco Happy
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Emoção há três décadas

Paulo Augusto Vieira, mais conhecido como Tio Paulinho, explica que criou o Bloco Happy com o intuito de que a criançada tivesse uma atração com direito a todos os elementos de um bloco convencional.

“Ele foi criado com o pensamento da gente fazer o folião do futuro, aquele menino que vai conhecer o Carnaval de Salvador, o maior Carnaval do planeta, desde pequenininho”, acrescentou.

Mesmo trabalhando com crianças há mais de três décadas, o ex-animador de festas afirma que se emociona todos os anos quando sobe no trio. O feedback do público infantil é instantâneo e sempre carregado de emoção.

“É de arrepiar toda vez que a gente dá o primeiro acorde do bloco, porque a criança é um ser verdadeiro, então a resposta que elas dão a gente sabe que é pura sinceridade”, pontuou.

Imagem ilustrativa da imagem Entrevista: novo circuito e homenagem ao axé! Tio Paulinho revela novidades do Bloco Happy
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Paulo aponta que, conforme os anos foram passando, o Happy deixou de ser apenas um bloco para crianças e se tornou uma atração para a família. Pensando nos adultos que também vão curtir o desfile, a atração principal deste ano é a banda Filhos de Jorge.

O organizador do bloco rasgou elogios para o grupo. “Eles vão conquistar o espaço merecido neste Carnaval. Eles vão ser um dos destaques do Carnaval este ano”, enalteceu.

Homenagem aos 40 anos da axé music

A nostalgia vai ser a principal aliada do Bloco Happy em 2025. Homenageando os 40 anos de axé, o desfile deste ano vai resgatar símbolos clássicos do Carnaval, como as mortalhas e a mamãe-sacode.

Imagem ilustrativa da imagem Entrevista: novo circuito e homenagem ao axé! Tio Paulinho revela novidades do Bloco Happy
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

“A gente vai bater em uma memória afetiva dos pais, avós e de todos os adultos que estão participando desse circuito”, garantiu.

Aproveitando a celebração ao axé, Tio Paulinho ressaltou a importância do Campo Grande para a história do Carnaval na capital baiana. Para ele, essa é uma oportunidade da criançada conhecer as raízes da festa em nossa cidade. “O DNA do Carnaval está aqui no Centro, foi onde tudo começou, onde desfilou os maiores blocos, onde o axé music estourou e despontou para o mundo todo”

Bailinho do Happy em clima de aniversário

A contagem regressiva para a folia começou. Para ninguém ficar ansioso, este mês vai ter um esquenta do que está por vir no Bloco Happy. No dia 16 de fevereiro, vai rolar o Bailinho do Happy, festa tradicional que antecede o Carnaval. Com participação da banda Tio Elétrico, o evento acontece no estacionamento do Shopping Bela Vista.

Este ano o bailinho será em clima de celebração, porque Tio Paulinho estará comemorando seu aniversário no mesmo dia. A farra vai durar quatro horas, com direito a um bolinho e parabéns.

O aniversariante ressaltou a importância de fazer esse esquenta antes do período de Carnaval. “Tem três anos que a gente faz nosso bailinho no estacionamento externo com o trio elétrico, para já mostrar a criança como vai ser o negócio no desfile”, pontuou

A grande novidade deste ano para o bailinho é a dinâmica all inclusive. Para aliviar o bolso dos pais, a compra do ingresso dará direito ao uso de todos os brinquedos presentes na festa. “Todos os brinquedos infláveis vão estar dentro do valor do ingresso. Isso é bom para os pais, eu penso no orçamento dos pais”, explicou.

Por fim, Tio Paulinho não escondeu a felicidade de estar organizando mais um ano desse evento. Para ele, o bailinho é mais uma conquista que ocorreu graças ao Happy. “O Bloco Happy é um filho meu de 31 anos, então tudo em que ele está envolvido enche os meus olhos, me encanta”, ressaltou.

Pequenos protegidos do calor

Depois da chegada do verão, pelas ruas da capital baiana não é difícil encontrar alguém reclamando do calor. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou que 2024 foi o ano mais quente registrado do Brasil desde 1961, período em que foi iniciado este tipo de medição.

Em dezembro do ano passado, três cidades da Bahia entraram para a lista de mais quentes do país durante um período de 24h.

Quem vai curtir o Carnaval com a criançada pode ficar preocupado em como garantir a saúde dos pequenos. Tio Paulinho garante que, desde sua criação, o Bloco Happy sempre pensou na proteção das crianças contra o calor.

“Há 31 anos não tinha o calor que tem hoje e o Happy já distribuía protetor solar, dava água, banho de mangueira e boné”, enfatizou.

No ano passado, em conversa com a então secretária municipal de saúde e atual vice-prefeita, Ana Paula Matos, o organizador do Bloco Happy criou um projeto que visa garantir a saúde dos foliões mirins durante o Carnaval.

“A gente criou um mecanismo de hidratação para os blocos infantis. Não só o Happy, como qualquer outro bloco infantil. A prefeitura de Salvador colocou uma hidratação no circuito, tanto no circuito do Centro quanto no do Barra-Ondina, para hidratar as crianças”, afirmou.

Além disso, existe outra medida que vai auxiliar os pais que querem proteger as crianças do calor. Tio Paulinho aponta que a mudança de circuito vai ajudar quem está querendo correr do sol.

“O Centro vai me dar algo a favor também. Aqui tem mais sombra do que no circuito Barra”, argumentou.

*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também