Bombados na internet, os peixes-pênis, que apareceram na Argentina na última segunda-feira (17), após uma tempestade, são vendidos e comidos cru no Japão e na Coreia do Sul, servidos com um molho apimentado a base de vinagre e gochujang ou com óleo de gergelim e sal. Além disso, o consumo do animal pode ser benéfico para a saúde, pois, de acordo com uma pesquisa realizada em 2016, a presença de peptídeos nesses vermes marinhos age contra a disfunção erétil.
Leia mais: 'Peixes-pênis' de até 30 cm invadem praia da Argentina
Confira: Mãe do baby de Vitão detona o cantor: "Pai de merda"
Veja também: Com demissão de Manoel Soares, Patrícia Poeta comemora ‘Encontro’
O Portal MASSA! entrou em contato com um urologista especialista em andrologia, o Dr. Lucas Bittencourt, para saber mais detalhes sobre a disfunção. "A disfunção erétil é uma condição médica em que um homem tem dificuldade em obter ou manter uma ereção firme o suficiente para ter relações sexuais satisfatórias. Esta é uma condição que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e autoestima de um homem, bem como em seus relacionamentos pessoais e românticos", explicou Lucas, que completou em seguida.
"Há muitas opções de tratamento disponíveis para a disfunção erétil, incluindo medicamentos prescritos, terapia sexual, mudanças no estilo de vida, terapia hormonal e cirurgia".
O peixe é considerado afrodisíaco em países asiáticos. “Graças à sua capacidade de reter água, é possível que, quando a pessoa o morde, o verme ‘cospe’ um jato de água salgada”, detalha um artigo publicado no site 'Lonely Planet', tentando descrever o gosto que, segundo o material, se assemelha ao de amêijoas, um tipo de molusco.
Para a CNN Brasil, fontes relataram que a iguaria tem uma textura mastigável e um sabor bastante neutro, levemente salgado, considerados parecidos com o dos mariscos.
Pouco conhecido no Brasil, esse verme em formato cilíndrico e de cor rosada é formalmente conhecido como Urechis unicinctus. Eles têm parentesco com nematoides como as lombrigas, além de artrópodes, como os insetos e aracnídeos.