Em meio a um clima de forte chuva em Salvador, o rei de Atlântida retorna aos cinemas. Depois de um inesperado sucesso em 2018, não demorou muito para ser anunciada uma sequência de Aquaman, estrelado por Jason Momoa. Depois de polêmicas e alguns lançamentos questionáveis, a última cartada da DC deste ano chega às telonas nesta quinta-feira (21), com a estreia de Aquaman 2: O Reino Perdido.
Acompanhamos o cotidiano de Arthur Curry (Jason Momoa), que depois dos acontecimentos do primeiro filme, precisa lidar com as responsabilidades de rei de Atlântida e pai de família. Diferente de suas primeiras aparições no DCEU (Universo Estendido DC, em que tinha uma pegada "lobo solitário", agora somos apresentados a uma outra faceta do Aquaman: a de um homem preocupado em defender o que ama.
O modo como a produção lida com essa dualidade na vida do protagonista é excelente. O herói precisa proteger um reino ao mesmo tempo que aprende a cuidar de seu filho. Por falar nisso, o grande tema desse filme é justamente a família. Nele, temos o retorno de Orm (Patrick Wilson), o vilão do primeiro filme, que agora precisa se aliar ao meio-irmão para combater uma ameaça maior.
A obra lembra um pouco Thor: O Mundo Sombrio, com Arthur e Orm tendo uma relação parecida com a de Thor e Loki. A parceria dos dois acontece de forma meio apressada, mas ainda assim funciona muito bem e ambos possuem muita química juntos. Infelizmente, nem todos os personagens recebem o mesmo destaque que Patrick, fazendo com que parte do elenco — incluindo a grande ameaça — seja escanteado.
A direção é um ponto que merece ser elogiado. James Wan colocou todo seu coração aqui e entregou cenas de tirar o fôlego. Assim como no primeiro, o visual também está deslumbrante. Atlântida continua deslumbrante e o CGI permanece muito bem feito, o que se tornou quase uma exceção para os filmes de herói atuais. A trilha sonora também não deixa a desejar e representa bem o personagem de Momoa.
Aquaman 2: O Reino Perdido é uma feliz despedida para um universo compartilhado que teve mais erros do que acertos. O filme é uma aventura divertida que apresenta uma importante mensagem sobre cuidado ambiental, chegando aos cinemas no momento certo, dado as recentes ondas de calor e as preocupantes mudanças climáticas.
O segredo que todo mundo quer saber
Desde que foi anunciado, muito se perguntou sobre como seria a participação de Amber Heard, que dá vida a Mera, interesse amoroso do herói. A atriz se viu no meio de uma série de polêmicas durante o seu julgamento com o ex-marido, o ator Johnny Depp.
Amber, que havia acusado o ex de agressão doméstica, foi condenada por difamação. O processo se tornou um fenômeno midiático e gerou revelações constrangedoras, como a de que a atriz teria defecado na cama do casal enquanto ainda era casada.
Depois de toda essa história, os fãs esperavam que ela estivesse fora da continuação, mas, para a surpresa de todos, os trailers já confirmavam que não era esse o caso. Mera retorna no segundo filme, agora casada com Arthur e mãe de um filho.
Mesmo não tendo tanto tempo de tela quanto em 2018, a personagem ainda desempenha um papel importante em certos momentos. Para infelicidade de alguns e alegria de outros, a vida pessoal da atriz não afetou em nada seu papel, fazendo com que o Aquaman possa ficar despreocupado quanto a possíveis episódios escatológicos.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos